Datafolha: 77% dos brasileiros defendem cassação de Eduardo Cunha

Presidente da Câmara é réu no STF e enfrenta processo no Conselho de Ética.

77x437

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste domingo (10) mostra que três em cada quatro brasileiros (77% dos entrevistados) querem a cassação de mandato do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Contrários à cassação do deputado são apenas 11%.

A taxa de apoio à cassação do presidente da Câmara é maior entre os que têm renda mensal de mais de cinco a dez salários mínimos (88% destes querem Cunha foram do Congresso), entre os mais ricos (94%), entre os mais escolarizados (84%) e entre os homens (82%), de acordo com levantamento do Datafolha.

Quanto à possibilidade de o peemedebista renunciar, 73% declararam que ele deveria deixar o cargo, 15% que ele deveria permanecer na função e 12% não opinaram. As taxas permanecem estáveis em relação à pesquisa realizada no mês passado.

Pesquisa realizada pelo instituto em março deste ano mostrava que 80% dos entrevistados eram favoráveis à cassação de mandato do presidente da Câmara, contra 8%. O índice mais alto de apoio à cassação foi registrado em dezembro passado, quando alcançou 82%.

Eduardo Cunha é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por lavagem de dinheiro, corrupção passiva e ocultação de contas no exterior. A Corte Suprema ainda não julgou o processo, mas aceitou a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que pede também o afastamento do deputado da Presidência da Câmara, sob alegação de que Cunha tem poder para atrapalhar as investigações.

Ainda de acordo com a pesquisa do Datafolha, quatro em cada dez brasileiros (41%) reprovam o desempenho do Congresso Nacional, já 43% dos entrevistados avaliam o Parlamento como regular.

Segundo o Datafolha, a maioria dos brasileiros (55%) acredita que a Operação Lava Jato irá investigar até o fim os políticos envolvidos em casos de corrupção. Porém, parte significativa da população (38%) avalia que a operação poderá parar sem chegar a nenhum resultado.

Já o trabalho do juiz federal Sergio Moro na Lava Jato é aprovado por 64% dos brasileiros. Para 16%, o desempenho de Moro é regular, e 13% desaprovam o desempenho do juiz. Há ainda 8% que não opinaram.

1
Fonte: JB

Além disso, verifique

PROGRAMA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA VAI CONTRATAR 1 MIL PESSOAS ATÉ 2025

“A lei oficializa a economia solidária como parte integrante da economia nacional”.  O programa de economia …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *