Ínicio / Tudo Aqui / Novo centro de monitoramento na Baixada vai vigiar 17 municípios do Rio

Novo centro de monitoramento na Baixada vai vigiar 17 municípios do Rio

A previsão é de que sejam investidos cerca de R$ 15 milhões em inteligência policial.

Os 13 municípios da Baixada Fluminense, além de Itaboraí, São Gonçalo, Mangaratiba e Angra dos Reis, receberão um reforço tecnológico para tentar diminuir as estatísticas de violência. As cidades terão ruas e centros urbanos vigiados, em tempo real, por câmeras de vídeo e pelo uso de softwares de inteligência, capazes de fazer reconhecimento facial de pessoas e ainda leitura de placas de automóveis. O cinturão eletrônico de monitoramento funcionará dentro de um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC-BF), que já começou a ser construído em Duque de Caxias.

O projeto é fruto de um convênio que foi assinado, no último sábado, entre o governo estadual e o Consórcio Integrado de Segurança Pública da Baixada Fluminense (CISPBAF), representado por seu presidente, o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis. A previsão é de que sejam investidos cerca de R$ 15 milhões em inteligência policial. O dinheiro foi disponibilizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em 2019. A quantia já foi descentralizada pelo governo do estado para a compra de equipamentos necessários.

Na Baixada, o CICC atenderá aos municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti, Magé, Guapimirim, Nilópolis, Mesquita, Queimados, Japeri, Itaguaí, Paracambi e Seropédica. A região concentrou em janeiro, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), um total de 104 homicídios. No mesmo período de 2020, foram registrados 92 crimes deste tipo na Baixada Fluminense. Comparando os dois períodos, houve um aumento de 13% nos registros.

O local terá estrutura semelhante ao CICC que já existe no Centro do Rio. Ele também contará com representantes das polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, além da Defesa Civil e de guardas municipais. Além disso, a unidade concentrará informações sobre trânsito, pontos de alagamento ou qualquer atividade que interfira na rotina de quem mora nos 17 municípios.

O Centro Integrado vai ser o cérebro para o fornecimento de imagens que vão ajudar a melhorar os índices de segurança. Isso é fundamental para atrair empresas e dar continuidade na vocação logística da Baixada Fluminense afirmou Washington Reis.

Mais 240 câmeras para Duque de Caxias

Ainda não há informação de quantas câmeras de monitoramento serão distribuídas por cada município. O que se sebe, no entanto, é que Caxias ganhará um acréscimo no sistema de videomonitoramento já existente. A cidade tem atualmente 93 câmeras de vigilância, sendo 16 de reconhecimento facial. Com o projeto, a previsão é receber 240 novas câmeras.

O governador Cláudio Castro falou que o CICC da Baixada Fluminense vai ajudar ajudar a trazer mais segurança para os 17 municípios. Ele espera que os índices de criminalidade caiam na região.

Este investimento vai permitir que, através do monitoramento, tenhamos resultados efetivos e inteligentes na segurança, reduzindo os índices de criminalidade sem colocar em risco a vida dos policiais. A Baixada e é um dos celeiros de crescimento do nosso Estado, um importante hub de logística. Com as informações do CICC vamos trazer segurança e isto vai gerar investimentos, novas empresas na região e emprego e renda para a população prometeu Castro.

Fonte: Jornal Extra

Além disso, verifique

INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DOS CORREIOS COMEÇAM NESTA QUINTA-FEIRA

São mais de 3.500 vagas de níveis médio e superior. As inscrições para o concurso ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *