Diretor francês usou imagem para promover peça “Disparos na rua Saint-Roch”.
O Facebook censurou nesta semana uma representação do quadro “A Liberdade guiando o povo”, do francês Eugène Delacroix (1798-1863), em que uma mulher aparece com seios nus segurando uma bandeira francesa, afirmou um diretor de teatro que havia utilizado a imagem para promover sua obra.
Quinze minutos depois do lançamento da publicidade, a administração [da rede social] bloqueou nossa divulgação dizendo que não se podia publicar uma imagem de nu – afirma Jocelyn Fiorina, diretor de “Disparos na rua Saint-Roch”, peça de teatro montada em Paris.
Após essa resposta, Fiorina publicou uma nova publicidade com o mesmo quadro, acrescentando o rótulo “censurado pleo Facebook” para tapar os seios da mulher. Essa segunda imagem não foi censurada.
Em junho, o diretor já havia tentado utilizar duas vezes o célebre quadro – que esteve durante anos nas notas de 100 francos – para promover a obra de teatro sem sucesso ante o gigante americano de internet.
Naquele momento entrei em contato com os moderadores, que se mostraram inflexíveis e asseguraram que, mesmo um quadro do século XIX, não era aceitável -, lembra.
Frequentemente o Facebook suscita críticas pelos conteúdos que autoriza ou não.
Fonte: Jornal O Globo