Filme com Leonardo DiCaprio é o favorito para levar os principais prêmios da noite, porém, produções menores correm por fora e podem roubar estatuetas.
Cercado por diversas outras premiações, apelidadas de termômetro, o Oscar tem sofrido nos últimos anos com o fator previsibilidade. Se uma produção ganha o Globo de Ouro ou o prêmio principal do Sindicato dos Produtores de Hollywood, logo, ele está bem perto de levar o Oscar de melhor filme. O mesmo vale para outras categorias badaladas, como atuação, direção e roteiro. É este pano de fundo que faz de O Regresso, indicado em doze categorias, o favorito aos grandes prêmios da noite. Contudo, o cineasta mexicano Alejandro G. Iñárritu terá que enfrentar indicados menos pomposos, mas também interessantes, que possuem potencial para surpreender a megaprodução.
A Grande Aposta – Entre os competidores em busca de puxar o tapete de O Regresso, três se destacam. O primeiro é A Grande Aposta. O filme meio dramático, meio cômico, narra a história de profissionais que conseguiram prever a crise econômica que assolaria os Estados Unidos e o mundo em 2008. O longa tem a seu favor dois importantes prêmios, o do Sindicato dos Produtores e do Sindicato dos Roteiristas. O primeiro, especialmente, é um forte indicativo para o Oscar, por lançar mão de um processo parecido de votação e também contar com membros da Academia de Hollywood entre seus eleitores.
Em 2015, por exemplo, Birdman, que levou o Oscar de melhor filme, saiu vencedor do Prêmio do Sindicato dos Produtores. Enquanto Boyhood venceu o Globo de Ouro – mesmo prêmio conquistado este ano por O Regresso -, mas viu seu favoritismo no Oscar ser engolido pelo longa estrelado por Michael Keaton. No ano anterior, 12 Anos de Escravidão dividiu a honraria do sindicato com Gravidade, o que deixou a disputa no Oscar mais acirrada. Por fim, o filme de Steve McQueen levou a melhor.
Spotlight e atores – Quem também tem boas chances de sair com algumas estatuetas douradas na mão no domingo é Spotlight – Segredos Revelados, de Thomas McCarthy. A produção estrelada por Mark Ruffalo, Rachel McAdams, Michael Keaton, entre outros, tem se destacado nas premiações de atuação, caso do Sindicato dos Atores, que elegeu o grupo como o melhor do ano. O longa que narra a investigação de jornalistas em casos de abusos sexuais envolvendo padres e crianças também saiu vencedor no Sindicato dos Roteiristas, por melhor trama original.
Ruffalo, aliás, é o mais cotado para ficar com o Oscar de ator coadjuvante, se Sylvester Stallone e seu famigerado Rocky permitirem. A categoria de atriz coadjuvante é outra que não tem um favorito absoluto, diferentemente da de melhor ator e atriz, que devem premiar Leonardo DiCaprio e Brie Larson, por O Quarto de Jack. Competem pelo prêmio Kate Winslet (Steve Jobs), Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa), Rooney Mara (Carol), Jennifer Jason Leigh (Os Oito Odiados) e Rachel McAdams (Spotlight). Todas ótimas. As apostas dos especialistas pairam sobre Kate e Alicia.
Mad Max – Já nas categorias técnicas, o principal concorrente de O Regresso é Mad Max: Estrada da Fúria. O impressionante filme de George Miller aparece em dez categorias do Oscar e duas bastante importantes podem ferir a honra do favorito. A primeira é de melhor fotografia. Emmanuel Lubezki é o profissional do momento da área. O mexicano levou o prêmio nas duas últimas edições, por Gravidadee Birdman, e soma oito indicações. O trabalho de fotografia de O Regresso é primoroso, mas o de Mad Max também. Porém, o Oscar pode acabar nas mãos do australiano John Seale, que levou o prêmio em 1996 por O Paciente Inglês.
O longa distópico também é uma pedra no caminho de Iñárritu na categoria de direção. Miller, no auge de seus 70 anos, fez os cineastas novinhos comerem poeira com o eletrizante ritmo de ação de Mad Max. A produção é grandiosa e foi necessária uma musculatura experiente para conduzi-la. Também conta a favor de Miller o fato de que Iñárritu venceu o prêmio no ano passado. Se fizer a dobradinha deste ano, repetirá um feito raro na história do Oscar, alcançado por nomes como John Ford, Joseph L. Mankiewicz e Lewis Milestone.
Cerimônia – O Oscar acontece neste domingo, dia 28.