Atacante Thalles foi o herói da vitória do Vasco no Rio com dois gols marcados.
Com 45 minutos de aflição e um segundo tempo de euforia, o Vasco garantiu a volta à Série A do Campeonato Brasileiro neste sábado, graças a uma virada sobre o Ceará no Maracanã, por 2 a 1 – com dois gols na etapa final. Desta forma, o time do técnico Jorginho não precisou contar os resultados dos adversários diretos na última rodada da Série B.
A torcida do Vasco até chegou a gritar o nome do Oeste durante o primeiro tempo, quando a derrota parcial para o Ceará ameava o acesso do time para a Série A (o êxito do time paulista comprometia o Náutico, que também brigava para subir). Mas, no final, a virada-relâmpago nos primeiros minutos do segundo tempo fez o público do Maracanã se soltar. Com a vitória na última rodada, o time carioca terminou a Série B em 3º lugar, com 65 pontos.
Além do Vasco, o Bahia também assegurou o acesso à Série A neste sábado, mesmo com uma derrota fora de casa (2 a 1) contra o Atlético-GO, o campeão da edição deste ano da Série B. O Avaí, que também já havia definido a volta à elite, é o outro integrante do quarteto que sobe em 2017.
Clima tenso no começo do jogo no Rio
Após uma dividida com o zagueiro Rodrigo, logo nos minutos iniciais de jogo, o atacante Bill levou uma encarada do vascaíno Rafael Marques. O clima esquentou entre os jogadores das duas equipes, mas o árbitro paulista Thiago Duarte Peixoto preferiu esfriar a confusão apenas na conversa, sem tirar o cartão amarelo do bolso.
Gols: Eduardo, aos 27 minutos do primeiro tempo; Thalles, aos 2 e 4 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Thales (VAS); Valdo (CEA)
Cartão vermelho: Valdo (CEA)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Herman Brumel Vani (SP)
Vasco
Martin Silva; Madson (William), Rodrigo, Rafael Marques e Julio Cesar; Diguinho (Eder Luís), Douglas, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique (Julio dos Santos) e Thalles
Técnico: Jorginho
Ceará
Éverson; Tiago Cametá, Ewerton Páscoa, Valdo e Eduardo; Richardson, Felipe Menezes, Felipe e Wescley; Bill (Rafael Costa) e Lelê (Robinho)
Técnico: Sérgio Soares