Empresa Trel/Iluminada, joga a toalha em anúncio oficial e deixa população na pista.
A principal operadora de transporte público do município de Magé, na Baixada Fluminense, dona da concessão de transporte coletivo da cidade, cujo contrato de bilateralidade em vigor, parece ter jogado literalmente a toalha.
Em nota oficial, a empresa informou que não tem mais condições financeiras de operar as linhas de ônibus nos distritos da cidade. A nota de abandono emitida no domingo, surpreendeu os moradores que ficaram sem saber o que fazer, cancelando compromissos e agendas de trabalho pela ausência do transporte na segunda-feira (28).
Os transtornos se agravam com o feriado do servidor público. Com os serviços do poder público municipal fora de operação em função do feriado a população indignada com a falta de respeito da ‘Empresa Trel’, costumeira em esculachar o mageense, se limita a uma nota em redes sociais e dá uma banana a já sofrida população.
O transporte público e a cidade
Recentemente o prefeito da cidade, Renato Cozzolino, anunciou a compra de 30 novos veículos coletivo para começar operar na cidade, com a aprovação de todos os vereadores da casa de leis, o que pode ter antecipado a falência multipla da Trel, que se arrastava a tempos em condições de precariedade, com registro de vários carros da frota envolvidos em desgaste total, enguiçados a toda hora durante os itinerários, incêndios, má conservação e atrasos frequentes.
Principal desafeto de vereadores da Câmara Municipal, pelo total descaso com atendimento a população, foi motivo de repetidos questionamentos pelos edis, protagonizados pelo vereador Álvaro Alencar (PT), em críticas incansáveis a Secretaria de Transportes Público, comandada pelo então vereador Junimar (MDB), ambos derrotados nas últimas eleições municipais a reeleição.
E agora Manoel?
Apesar do feriado, o prefeito da cidade se mobiliza em busca de uma solução emergencial para atender a demanda do transporte público.
Em nota emitida através da Secretaria de Comunicação todas as iniciativas de resolução já estão em andamento:
A Prefeitura de Magé desde que recebeu o informe da empresa tem atuado com esforços para que a população não fique sem transporte e em negociação com a empresa conseguiu manter as linhas ativas.
A Prefeitura também está nas ruas fiscalizando para verificar se alguma linha não está sendo atendida. Aqueles que não tiverem conseguido transporte em seu bairro devem relatar à Ouvidoria do Transporte: ouvidoriatransportes@mage.rj.gov.br
Reforçando que na cidade também tem muitas linhas intermunicipais e que a população não está desassistida.