TRÁFICO DE DROGAS E HOMICÍDIOS ASSOLAM A CIDADE DE TERESÓPOLIS

Considerada a terceira cidade mais segura do estado do Rio de Janeiro, Teresópolis aponta aumento de criminalidade e homicídios. 

De acordo com o Anuário 2024 de Cidades Mais Seguras do Brasil, publicado em setembro de 2024, Teresópolis foi considerada a terceira cidade mais segura do estado do Rio de Janeiro entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, apresentando uma taxa de 22,7 homicídios por 100 mil habitantes.

Em junho de 2024, o Atlas da Violência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontou Teresópolis como o município com a maior taxa de homicídios na Região Serrana, registrando 33 assassinatos em 2022, com uma taxa de 20 homicídios por 100 mil habitantes.

Esses dados sugerem que, apesar de Teresópolis ser considerada uma das cidades mais seguras do estado, houve um aumento nos homicídios nos últimos anos, especialmente relacionados ao tráfico de drogas.

Números e Fatos 

Ocorrências policiais de registros de mortes por violência, homicídios dolosos, e Tráfico de drogas, tem incidência crescente na cidade ‘Terra de Luz,” promovendo um verdadeiro apagão na credibilidade de moradores diante do noticiário local retratando o número de mortes violentas na cidade.

Aos Fatos!

Desde o início do mês de dezembro de 2024 e virada de ano para 2025, as manchetes dos diários teresopolitano, mídias e reportagens de rua, apontam que o título antes atribuído a cidade está em xeque.

Foram vários casos registrados em 2024, incluindo tentativas de homicídio que também deixaram inocentes feridos. O apelo por maior segurança na cidade é unânime, e a população aguarda por ações efetivas das autoridades para frear a criminalidade.

Dezembro de 2024: 

05/12/2024: Tentativa de assassinato na Rua Aymorés, em local conhecido como Vila da Miséria, entre Meudon e Vale da Revolta. O crime ocorreu no início da noite da última quinta-feira (05), por volta das 19h, sendo vítima um morador local. Ele estava em via pública quando surpreendido por dois homens que estavam em uma Honda CG de cor branca, sem placa, que efetuaram vários disparos na sua direção e fugiram em seguida. Baleado, ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para procedimento cirúrgico no Hospital das Clínicas Constantino Ottaviano (HCTCO).

Dois dias depois de uma tentativa de homicídio praticada por homens usando uma motocicleta, na Vila Miséria, mais um crime do tipo foi praticado em  Teresópolis, dessa vez na Estrada do Topázio, no Fischer. Nessa localidade, a vítima não conseguiu escapar da mira dos criminosos e acabou falecendo após ser baleada mais de uma vez. Trata-se de Felipe de Araújo Moço, de 25 anos, sepultado no fim de semana no Cemitério Municipal Carlinda Berlim, o Caingá.

Janeiro de 2025 : Na noite de sábado, 18/01/25,  no bairro Meudon, na Vila Esperança -Teresópolis, foi cenário de um homicídio que abalou a comunidade local. Segundo informações iniciais, um jovem, cuja identidade ainda não foi oficialmente divulgada, foi alvejado por vários disparos enquanto estava em sua motocicleta.

Se antes os criminosos se concentravam principalmente na parte alta do Bairro de São Pedro, agora há uma percepção das autoridades que está havendo uma maior presença do tráfico de drogas em outras localidades, caso, por exemplo, do bairro Paineiras.

Foram registados vários homicídios em 2024, incluindo chacinas, tentativas de homicídio e execuções.

Chacinas

Em julho de 2024, quatro pessoas foram mortas em uma fazenda na RJ-134, na zona rural de Teresópolis. As vítimas eram Anderson Ribeiro, Evandro Grunier, Roberta Pereira e Gerciane Grunier.

Tentativas de homicídio

Em dezembro de 2024, um morador local foi baleado por dois homens em uma Honda CG branca sem placa. O Corpo de Bombeiros socorreu a vítima e a encaminhou para o Hospital das Clínicas Constantino Ottaviano (HCTCO).

Em outra ocorrência, a madrugada de sábado 28/12, uma tentativa de homicídio movimentou a região de Fonte Santa, em Teresópolis. A vítima foi socorrida por populares, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos.

Execuções
Em maio de 2024, um comerciante foi executado com pelo menos 19 tiros dentro de uma quitanda em Teresópolis.

Segurança Modelo

Ações de combate ao crime são necessárias e são elas as responsáveis pelo controle e diminuição da criminalidade. A cidade vizinha a Teresópolis, Guapimirim, equipou a Guarda Municipal, estabeleceu convênios com o Estado, e a polícias Militar através do PROES, Segurança Presente, Polícia Civil e PRF, patrulham constantemente as entradas e saídas da cidade com Monitoramento de Câmeras, constantes Blitz e revistas com cães nos Transportes coletivos, Ônibus, Vans e Trem estão sendo revistados evitando entrada de drogas e ações de quaisquer incursão de criminalidade.

A Atual gestão municipal de Guapimirim, não tem poupado esforços para combater e assegurar a população de casos de criminalidade e investe pesado na tranquilidade de moradores e turistas.   

 

 

Além disso, verifique

GUAPIMIRIM PODE DAR PASSO DECISIVO RUMO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM NOVO PROJETO DE LEI

Vereador Horácio Fiuza propõe medidas alinhadas à Agenda 2030, com foco em economia circular, energias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *