Ínicio / Brasil / TOYOTA ANUNCIA FECHAMENTO DE FÁBRICAS DE PEÇA EM SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP)

TOYOTA ANUNCIA FECHAMENTO DE FÁBRICAS DE PEÇA EM SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP)

Local foi inaugurado em 1962 e atualmente só produzia peças de motores para outras unidades da empresa.

A Toyota anunciou nesta terça-feira (5) que vai fechar a fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, que produz peças fornecidas a outras unidades da montadora no Brasil e na Argentina.

Em comunicado divulgado no período da tarde desta terça-feira, a empresa informa que vai transferir a operação industrial no ABC para as suas operações no interior de São Paulo: Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz.

A intenção é buscar mais sinergia entre as unidades produtivas para aumentar a competitividade “frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no país”.

Segundo a montadora, a mudança será feita de forma gradual a partir de dezembro, com conclusão prevista para novembro do ano que vem.

O movimento, sustenta a Toyota, prevê a manutenção dos empregos, de modo que será oferecida oportunidade de transferência aos 550 trabalhadores da unidade de São Bernardo do Campo.

Sindicato se manifesta

Em nota, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC informou que recebeu a notícia “com surpresa”, e que “não há motivos plausíveis para o fechamento da planta, que é a primeira fábrica da Toyota fora do Japão”.

A montadora toma tal decisão de forma irresponsável com a falsa justificativa de otimização de custos. Nos últimos anos, em toda as negociações com o Sindicato, a Toyota vinha insistindo que a planta não fecharia e que havia planos para a unidade e seus trabalhadores. A empresa chegou a comunicar o Sindicato que os produtos atuais garantiriam a permanência da fábrica pelos próximos três anos e afirmava que a unidade era produtiva, competitiva e lucrativa. Em todas as conversas com a montadora, pautamos questões relacionadas a investimento na planta”, diz trecho da nota.

RedeTv+ Notícias

Além disso, verifique

PETROBRAS TROCA DIRETORIA DE SUBSIDIÁRIA APÓS BUSCA E APREENSÃO DO MP

A investigação é de suposta fraude tributária praticada por empresa comercializadora de sebo bovino. A Petrobras decidiu ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *