Conjunto de ilhas Tonga fica na região da Polinésia, Oceania.
Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu a região de Tonga neste domingo (30), segundo o USGS – United States Geological Survey (sigla em inglês para Serviço Geológico dos Estados Unidos). Tonga é um reino polinésio composto por mais de 170 ilhas no Pacífico Sul.
A ilha está localizada no que é conhecido como “círculo de fogo”, uma região com ilhas do Pacífico mais propensa a esse tipo de fenômeno. O país, localizado na Oceania, está em uma das regiões mais sismicamente ativas do mundo.
De acordo com cientistas, terremotos rasos como esse podem causar deslocamento vertical do fundo do mar, aumentando o risco de tsunamis. A proximidade de Tonga com o epicentro significa que, caso uma onda gigante fosse gerada, o tempo para alertar a população seria extremamente curto. Em último boletim, a USGS descartou um risco de um tsunami na região.
As autoridades locais seguem monitorando a situação e avaliam possíveis impactos do tremor na região. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas ou danos estruturais.
Histórico da região
O arquipélago de Tonga se estende por 800 km e é localizado na região da Polinésia, ao norte da Nova Zelândia. Ao todo, são 172 ilhas das quais 36 são habitadas.
O local é conhecido por eventos adversos, justamente por estar posicionado na área do “Círculo de Fogo do Pacífico”, uma região envolta de vulcões, de acordo com o portal DW.
Em seus 747 quilômetros quadrados, as 36 ilhas tonganesas habitadas têm uma população de 105 mil. Segundo um recenseamento de 2016, 97% são polinésios, e os demais 3%, chineses, europeus e habitantes de outras ilhas pacíficas.