SUS DIGITAL? HOSPITAL NO RJ LIBERA COM APP DE 23 MIL CONSULTAS ONLINE

Modelo pioneiro no Rio oferece 27 especialidades e reduz filas com teleatendimento gratuito.

Com 23 mil consultas realizadas à distância, o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), da UERJ, tornou-se referência nacional em telemedicina pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa, implantada há dois anos com o lançamento do aplicativo HUPE +Digital, garante acesso remoto a 27 especialidades médicas, reduz deslocamentos e fortalece a formação de profissionais da saúde no estado do Rio de Janeiro.

O serviço tem transformado a rotina de pacientes como Mirian Rodrigues da Silva, moradora de Nova Iguaçu, que faz acompanhamento oncológico sem sair de casa. “Evita grandes deslocamentos e me dá mais conforto”, afirma ela, que percorre 32 km a menos por consulta.

Como funciona a telemedicina no HUPE?
Lançado em março de 2023, o projeto da Central de Teleconsulta faz parte da estratégia de inovação em saúde do Governo do Estado. O aplicativo, intuitivo e gratuito, conecta pacientes a atendimentos médicos online com duração média entre 20 e 60 minutos. Já foram beneficiados 4.354 pacientes, com média de 5,28 atendimentos por pessoa um sinal de acompanhamento contínuo e eficiente, especialmente em casos de doenças crônicas, geriatria e saúde mental.

Entre as especialidades mais procuradas estão: Enfermagem (5.198 atendimentos), Psicologia Clínica (4.327), Clínica Médica (2.757), Fisioterapia (2.517) e Fonoaudiologia (1.632).

Por que o modelo do HUPE virou referência?
A tecnologia aplicada permite superar barreiras geográficas e desafogar a estrutura física dos hospitais. O teleatendimento facilita o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, reduz faltas e democratiza o acesso à saúde. Segundo o governador Cláudio Castro, a iniciativa é exemplo de política pública que “salva vidas, reduz desigualdades e melhora a qualidade de vida dos fluminenses”.

O modelo também gera impactos positivos na formação acadêmica dos alunos e residentes da UERJ, consolidando o papel da universidade pública na produção de conhecimento e soluções inovadoras. A secretária estadual de Saúde, Cláudia Mello, destacou que o Rio está “na vanguarda da transformação digital da saúde pública”.

Com o reconhecimento nacional, a Central de Teleconsulta do HUPE já despertou o interesse de outros estados e deve expandir ainda mais sua cobertura nos próximos anos, incluindo novas especialidades e outras unidades da rede estadual.

Além disso, verifique

GOOGLE ATIVA IA QUE ESCREVE POR VOCÊ NO WHATSAPP

Ferramenta reconhece padrões de conversa. Essa IA do Google já faz parte da rotina digital de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *