Polícia Federal e MP realizam operação para cumprir 14 mandados de prisão contra grupo que atua em Arraial do Cabo.
A Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio (DELEPAT) da Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público, deflagraram nesta quinta-feira a segunda fase da Operação Dominação. A ação tem como objetivo cumprir 14 mandados de prisão e preventiva contra acusados de lavagem de dinheiro e peculato. Entre os presos, estão Cláudio Sérgio de Mello Correa, subsecretário de Governo de Arraial do Cabo e Sérgio Evaristo Plácido de Aguiar, que ocupou o cargo de subsecretário de Serviços Públicos do município da Região dos Lagos. Marcelo Adriano Santos de Oliveira, secretário Municipal de Ordem Pública, está foragido.
Os agentes também cumprem 20 mandados de busca e apreensão em Arraial, Cabo Frio e no Presídio Ary Franco, no Rio. A segunda fase da ação teve início após a apreensão dos documentos na residência de Francisco Eduardo Freire Barbosa, ex-presidente da Empresa Cabista de Desenvolvimento Urbano e Turismo (Ecatur) e pai do traficante Carlos Eduardo Rocha Freire Barbosa, o Cadu Playboy.
As investigações apontam que Francisco seria o responsável pelas finanças da quadrilha, além de desviar dinheiro da empresa que é prestadora de serviços da prefeitura de Arraial do Cabo. Ele lavava o dinheiro do tráfico de drogas e do desvio da verba pública, investindo em imóveis, consórcios, entre outros. A denúncia aponta que em três anos, ele movimentou aproximadamente R$ 5 milhões, mesmo com um vencimento mensal de R$ 5 mil. Francisco e o filho, Cadu Playboy, estão presos desde janeiro.