Ínicio / Destaque / Sarney defende mudanças no sistema de governo e no sistema eleitoral brasileiro

Sarney defende mudanças no sistema de governo e no sistema eleitoral brasileiro

Em entrevista ao jornal Correio Braziliense, Sarney defendeu mudanças no sistema de governo. A declaração foi dada na segunda-feira (24).

O ex-presidente José Sarney, declarou que o país precisa aderir ao parlamentarismo o quanto antes e também defendeu a diminuição no número de partidos.

Precisamos fazer uma grande reforma política, com dois focos convergentes: o sistema de governo — temos que avançar para o parlamentarismo —, e o sistema eleitoral — temos que acabar com essa multidão de partidos, acabar com o voto proporcional uninominal, implantar o voto distrital misto, implantar a democracia partidária”, afirmou o também ex-senador.

Sarney se recusou a comentar o encontro que teve com Lula no último dia 6 deste mês. “Eu sou da velha guarda, em que se mantém a liturgia de que conversa entre ex-presidentes não se revela se não for acordado antes”.

Lula procura velhos caciques do MDB de olho em palanques para 2022

Os primeiros alvos nessa empreitada foram quatro caciques com profundo conhecimento político, mas que, até recentemente, pareciam aposentados. O passo inicial foi dado numa longa ligação telefônica com Renan Calheiros (AL). Ambos chegaram à conclusão de que seria um erro se reunirem no momento em que o alagoano é o relator da CPI da Covid-19, que investiga os desmandos de Jair Bolsonaro na pandemia. Mas Renan prometeu se tornar o fiador desse reencontro de antigos aliados e incentivou Lula a estar pessoalmente com outros luminares que exercem grande influência na legenda e também em seus estados. Foi exatamente depois desse telefonema que o petista foi a Brasília se reunir com o ex-­presidente José Sarney (MA) e os ex-­presidentes do Senado Eunício Oliveira (CE) e Jader Barbalho (PA).


RedeTv+ Notícias 

 

 

 

Além disso, verifique

MORRE WASHINGTON OLIVETTO, PUBLICITÁRIO DO PRIMEIRO SUTIÃ

Um dos maiores nomes da área e criador de campanhas icônicas, publicitário faleceu na tarde ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *