Ínicio / Saúde / Rio tem sete casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica em crianças

Rio tem sete casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica em crianças

Desses, três resultaram em mortes.

A cidade do Rio de Janeiro já registrou sete casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) em crianças contaminadas pelo novo coronavírus. Desses, três resultaram em morte. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES).

No total, considerando também as ocorrências nas quais as vítimas não estavam com Covid-19, foram 22 casos da síndrome rara.

A SIM-P, registrada pela primeira vez em abril deste ano na Inglaterra, e posteriormente em outros países, costuma causar alguns de seus primeiros sintomas após o contágio por coronavírus. No entanto, ainda não há confirmação científica da relação entre as duas.

A SES informou que está atualizando a lista de doenças de notificação compulsória para melhor compreender a Covid-19 e suas complicações.

Entre elas, está a SIM-P, cuja vigilância se tornará universal – ou seja, todos os municípios terão a responsabilidade de notificar os casos, a partir da resolução da SES. A notificação incluirá os casos de pacientes com idade de até 21 anos.

Segundo a SES, até o momento, apenas a capital fez registros de ocorrências da SIM-P dentro do Estado do Rio.

Em Minas Gerais, pelo menos seis casos da doença já são acompanhados pelas autoridades sanitárias.

De acordo com a infecto pediatra Andrea Lucchesi, os sintomas da síndrome são febre intensa, choque, com acometimento do miocárdio – músculo do coração que garante a circulação sanguínea, e manifestações gastrointestinais agudas, como diarreia, vômito ou dor abdominal.

A SIM-P é semelhante a uma outra já conhecida do meio médico, a de Kawazaki, segundo a infecto pediatra, o que pode ter gerado uma dificuldade no diagnóstico nos primeiros casos.

A diferença é que SIM-P costuma atingir crianças entre nove e 10 anos e é mais grave que a outra, que acomete menores de cinco anos.

Fonte: Portal G1

Além disso, verifique

NOVA VARIANTE DO HIV É DETECTADA NA BAHIA, NO RIO DE JANEIRO E NO RIO GRANDE DO SUL

Até o momento, não foram registradas infecções por essa variante em outros países. Uma nova ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *