Eles temem que uma “guerra” das favelas atinja as praias. Expectativa mobiliza polícia no “Reveillon”.
O governo do Rio de Janeiro anunciou a mobilização de 10.000 policiais para garantir a segurança dos turistas, tendo em vista o risco de confrontos das favelas serem transferidas para as praias.
No meio da maior crise de violência nos últimos anos, as autoridades decidiram proteger a Cidade Maravilhosa e suspender folgas de políciais na véspera do Ano Novo, informou a agência de notícias Globo segunda-feira.
O chefe de polícia do Rio de Janeiro, o coronel Wolney Dias, declarou que “a população pode esperar que a polícia fará tudo para permitir um Reveillon mais seguro (festa do Ano Novo)“.
Além do emprego da Tropa de Choque e milhares de agentes, a polícia será mobilizada para realizar atividades táticas para evitar assaltos e violência diante da chegada de milhares de turistas do exterior e de vários estados brasileiros.
Músicas, Shows e Pólvora
A situação nessa comunidade é tão explosiva que, há cinco meses, o presidente, Michel Temer, enviou mais de 8 mil soldados das Forças Armadas para restaurar a “lei e a ordem”, objetivo que ainda não foi alcançado.
Forças militares e policiais irão reforçar as patrulhas em torno e da Rocinha, onde o clima de guerra retornou após cinco verões de “trégua” entre as gangues de drogas.
As atenções estão voltadas para noite de 31 de dezembro, quando se espera que quase 2 milhões de pessoas vestidas de branco, dançando ao ritmo do samba e caipirinha, na areia da lendária praia de Copacabana, tradição brasileira de virada do novo ano.
A celebração deste ano espera receber 2 milhões de pessoas para se divertir com os shows que a cidade oferece na sua praia mais famosa, incluindo 25 toneladas de fogos de artifício, quando o relógio atingir 12 horas, lançando ao céu, de 11 jangadas localizadas no mar a 300 metros do litoral.
O presidente da Associação Brasileira de Indústrias Hoteleiras do estado do Rio de Janeiro, Alfredo Lopes, disse à agência de notícias EFE que “o Reveillon é a marca registrada da cidade, seu cartão de visita”, já que essa noite é considerada uma das maiores celebrações de fim de ano no mundo, consagrada pela grande queima de fogos de artifício na praia.
Fonte: Agências