Mineirão, 98º colocado, e Maracanã, sexto, são os representantes do Brasil em lista de revista britânica. Campeã é La Bombonera, a casa do Boca Juniors
A FourFourTwo, revista britânica dedicada a futebol, divulgou nesta sexta-feira uma lista com os 100 melhores estádios do mundo. Com o lema “futebol é nossa religião e estes são nossos templos”, a publicação explicou os seus critérios de avaliação: história, atmosfera, capacidade, arquitetura e ambiente; e o subjetivo “fator uau”. Apenas dois estádios do Brasil integram a lista: o Mineirão, 98º colocado, e o Maracanã, sexto.
A revista destaca o ambiente externo do Mineirão, cercado pelas casas, ruas, lagoa artificial e igreja do Complexo da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer. Segundo os ingleses, o Mineirão sempre rivalizou com o Maracanã e pode ser definido como “racionalista e misterioso”, em um cenário que se assemelha a “uma lenda de uma civilização esquecida”.
Com um longo artigo, a FourFourTwo também relembra a história do Maracanã – a começar pelo Maracanazo, a derrota do Brasil diante do Uruguai, na final da Copa de 1950 – e menciona sua recente reforma para a Copa de 2014. “Sinônimo de grandeza, o Maracanã tem todo o direito e as credenciais para se sentir o melhor estádio do mundo”, escreveu o jornalista Martin Mazur.
O campeão da controversa eleição foi La Bombonera, a casa do Boca Juniors. A revista cita a arquitetura nada usual e o fato de o estádio “balançar” com seus apaixonados torcedores. A lista completa está no site da FourFourTwo. Abaixo, confira os dez primeiros colocados.
Os 10 melhores estádios do mundo
La Bombonera
Camp Nou
Barcelona, Espanha
Wembley
Londres, Inglaterra
Azteca
Cidade do México, México
San Siro
Milão, Itália
Maracanã
Rio de Janeiro, Brasil
Signal Iduna Park
Dortmund, Alemanha
Santiago Bernabéu
Madrid, Espanha
Old Trafford
Manchester, Inglaterra
Allianz Arena
Munique, Alemanha
Eu sou mais o campo do Central em Guapi…