Resumo da semana na Região: Magé e Guapimirim no foco da notícia

Semana agitada nas cidades incluíram, incursão policial Federal, iniciativas do DNIT e substituição de sacolas recicláveis nos mercados.

Política à parte, a semana nas cidades de Magé e Guapimirim, contou com eventos pontuais. Em Guapimirim, uma incursão da polícia federal na quinta-feira 27/6, agitou os comentários dos moradores nas rede sociais. 


Segundo apuração do Magé|Online.com, a incursão se deu na tentativa dos agentes da lei identificarem endereços de ex-funcionários da gestão de Marco Aurélio Dias, que ocupavam cargos no secretariado do município. Segundo informações, o procurados estariam sendo intimados a comparecer ao órgão federal, para responder a indícios de irregularidade durante a gestão por fraudes e falcatruas. Muitas especulações de nomes dos candidatos ao xadrez, ficaram em branco, as personalidades municipais não foram reveladas, dificultando a identificação dos nomes diante da extensa lista de proponentes ao cargo.

Em Magé, a introdução das sacolas recicláveis nos mercados, foi a pauta da população pedindo ao nosso veículo apuração dos preços praticados nas redes de mercados na cidade.

Visitamos três grandes lojas da cidade e constatamos que não houve abuso por parte dos comerciantes. As duas primeiras sacolas plásticas recicláveis, estavam sendo oferecidas sem custo. Da terceira em diante, estava sendo cobrado R$ 0,05 centavos por unidade. Bolsas maiores, R$ 4,99. Consumidores protestavam quanto a cobrança, declarando um absurdo ter que pagar pelas sacolas. Quem gostou da iniciativa foram os ambientalistas e a natureza, que poderão contar com maior controle no dejetos indesejáveis. Os comerciantes surfaram na onda das sacolas, que com a cobrança, poderão aumentar o faturamento na venda das sacolas, que anteriormente a lei, saia do bolso do comércio.

O ressalto no Caminho. 

Após inúmeras reclamações, O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), finalmente se dignou a ajustar o ressalto na principal entrada da corporação do Corpo de Bombeiros as margens da rodovia BR-493.

Na manhã de sexta-feira, trabalhadores do órgão colocaram asfalto na pista, nivelando o ressalto que prejudicava a saída e entrada das viaturas, oferecendo perigo constante no translado das viaturas.

As obras emergenciais reivindicadas a duro custo para a população, pagas com vidas ceifadas dos usuários da rodovia, seguem em ritmo acanhado. As notícias propagadas pelo ministro da pasta, são de que, só após a implementação das privatizações das estradas, certamente com implantação de pedágio, estaremos livres das mortes e insegurança. O Programa, “Mais Pedágio para todos,” está em plena tramitação para salvaguardar o bolso dos conglomerados nacionais.

Agora sim, “Falando de Política”, os bastidores das cidades se agitam com as últimas notícias deflagradas no tabuleiro do jogo do poder. Paula Tringuelê (SDD), casada com o prefeito de Guapimirim, Zelito Tringuelê, deve finalmente ocupar a cadeira de número 70 do parlamento Estadual. A novela ainda está em curso, Neskau e o primeiro suplente Coronel Jairo (SDD) estão presos, caberia ao aliado de Rodrigo Neves, Paulo Bagueira (SDD) assumir como deputado, todavia ele deve ceder o lugar para a terceira suplente.

Com essa nova configuração, Zelito Tringuelê, que já virou a mesa na cidade a seu favor, em paz com a cidade, certamente se fortalece e avança para uma reeleição para mais quatro anos.

Estado do Rio, capital Duque de Caxias.

A notícia bombástica da semana fica por conta da futura pretensão política do prefeito de Duque de CaxiasWashington Reis (MDB). Segundo observadores do panorama político, “os Reis”,  já trabalham para disputar o Governo do Estado. Uma frente de iniciativas organizadas mantém reuniões fechadas em torno do assunto. Fortalecido politicamente, Washington Reis, comanda a quarta cidade em arrecadação do estado e já provou nas urnas, elegendo seus irmãos Gutemberg Reis para o parlamento Federal e Rosenverg Reis ao parlamento Estadual. Quem duvida?

Um forte aliado do prefeito de Caxias, o mageense e ex-presidente da Câmara de Magé,  Amisterdan Santos Viana, retorna a casa de leis do município com posse prevista para a próxima segunda-feira, dia primeiro de julho. Amisterdan, tem na bagagem larga experiência em mandatos eletivos e é considerado um estrategista partidário de peso.

As notícias que chegam as redações dos jornais locais, estão movimentando os políticos da cidade para entender que composições estão por vir. O Jogo aguarda quem serão os titulares dos confrontos e a que regras estarão sujeitos.

Ainda em Magé, o prefeito Rafael Tubarão (PPS), não dá bola para os futuros adversários, focado em sua gestão, tratou de reformular seu quadro de secretários e auxiliares colocando literalmente a mão na massa. A cidade tem obras em todos os distritos, e a ordem é avançar com soluções de problemas acumulados ao longo dos anos.

De idas e vindas ao distrito federal, Tubarão espera angariar apoio de parlamentares da bancada do Rio para incrementar ações de novos empreendimentos públicos para a cidade.


Antonio Alexandre, Magé/Guapimirim/ Online.com   

 

 

 

 

 

 

 

Além disso, verifique

ABUSOS NO VAREJO: COBRANÇA DE SACOLAS AINDA PERCISTEM EM MERCADOS DE ARARUAMA-RJ

No RJ, a legislação estadual permite cobrar por sacolas (e tribunais derrubam leis municipais que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *