RECEITAS E EXAMES MÉDICOS PASSAM A TER VALIDADE DE 12 MESES

Este prolongamento dos prazos de validade “aplica-se a todo o tipo de receitas e credenciais (desmaterializadas e impressas)”.

O Ministério da Saúde anunciou esta sexta-feira que as receitas e os exames médicos passam a ter um prazo de validade de 12 meses, com o objetivo de “facilitar o acesso dos utentes ao SNS e reduzir a carga administrativa dos médicos de família”.

“Os medicamentos e os meios complementares de diagnóstico e terapêutica prescritos pelos médicos vão passar a ter automaticamente um prazo de validade de doze meses, alargando-se o prazo que até agora existia para a realização de exames e análises e generalizando a validade de 12 meses nas prescrições de medicamentos”, indica o ministério, em comunicado enviado às redações.

A portaria que introduz o novo prazo de validade, assinada pelo Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, foi publicada esta sexta-feira, e vigora a partir do dia 1 de abril de 2023 (sábado).

“Será aplicada nas prescrições no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e nos restantes prestadores do setor privado e social, estando previsto para esse efeito um prazo de adaptação de 90 dias”, pode ler-se na nota.

O Ministério da Saúde explica que a “implementação será progressiva e a expetativa é que a adaptação dos sistemas informáticos fique operacionalizada, no SNS, no decurso da próxima semana”, sendo que o “prolongamento dos prazos de validade aplica-se a todo o tipo de receitas e credenciais (desmaterializadas e impressas)”.

O objetivo é, refere o ministério tutelado pelo Manuel Pizarro, “simplificar e facilitar o percurso dos cidadãos no sistema de saúde, evitando deslocações desnecessárias ao médico”. Mas também “reduzir a carga administrativa do trabalho dos médicos, desburocratizando o atendimento”.

Este prolongamento dos prazos de validade surge na sequência de uma proposta da Direção Executiva do SNS, “em articulação com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), o INFARMED” e a “Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), visando uma melhor utilização dos recursos, nomeadamente nos cuidados de saúde primários”.

 

Além disso, verifique

TIROTEIO INTERROMPE ENTREVISTA COM JOGADORES DO VASCO NO RJ

Conteúdo era gravado no CT Moacyr Barbosa, quando confronto começou na Cidade de Deus. Um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *