Queda nas vendas de veículos reflete diretamente na economia brasileira

O Brasil fechou 2015 com redução forte na venda de veículos.

Vendas-de-carros-têm-pior-semestre-desde-2010-620x379

O Brasil fechou 2015 com queda forte na venda de veículos, em todos os segmentos. Os negócios com carros e veículos comerciais leves caíram mais de 25% em relação a 2014. As vendas de caminhões e ônibus tiveram um resultado ainda pior, recuaram 45% em relação ao ano anterior.

Segundo a Fenabrave, a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores, o primeiro semestre deste ano ainda vai ser muito difícil para o setor.

O economista Samy Dana explica os reflexos dessa queda nas vendas de veículos na economia brasileira.

O setor de automóveis é enorme porque temos os empregos diretos e indiretos. As montadoras já se ajustaram, já diminuíram a produção, o número de funcionários, estenderam férias, deram layoff, etc, mas há vários outros setores, como por exemplo, de quem produz as peças, que estão em empresas menores e elas estão se adaptando a esta nova realidade. Isso faz parte de um ajuste que as empresas sofreram em 2015 e ainda se reflete em 2016.

Sobre trocar de carro, se é o momento adequado ou não, o consumidor deve pensar direitinho porque carro representa um gasto e quanto mais novo, em tese, mais gasto, com seguro, IPVA e também combustível, se o veículo for mais potente. Os estoques estão grandes e para a montadora, esse custo é enorme, então há um esforço para vender, mas não é no preço direto que eles mexem e, sim, no parcelamento, no IPVA grátis, um desconto aqui, outro ali.

Pesquisar e barganhar muito é importante porque como existe uma margem de negociação e está difícil, isso aumenta bastante. O seminovo pode ser uma alternativa interessante também, vale a pena dar uma olhada.

MGT
Fonte: Hora 1

Além disso, verifique

CONTA DE LUZ VOLTA A TER TAXA EXTRA COM BANDEIRA AMARELA EM MAIO

Anúncio foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Agência Nacional de Energia …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *