PT pede que TSE investigue supostas irregularidades em campanha de Aécio Neves

Partido alega que 78% dos recibos apresentados pelo tucano apresentam problemas fiscais e têm indícios de caixa dois.

get_img

O PT entrou nesta terça-feira (27) com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na qual pede abertura de investigação sobre supostas irregularidades nas contas da campanha presidencial do senador Aécio Neves (PSDB), candidato derrotado à Presidência da República em 2014.

Por meio de análise própria dos dados financeiros entregues ao TSE pela campanha de Aécio Neves, o partido alega que há problemas fiscais em 78% dos recibos apresentados na prestação de contas. Com base no lavantamento, o PT pediu também ao TSE a rejeição das contas do candidato, que ainda não foram julgadas e estão sob a relatoria da ministra Maria Theresa de Assis Moura.

De acordo com o coordenador jurídico Flávio Caetano, a contabilidade apresentada pela campanha de Neves fez lançamentos que não constam em extratos bancários “com indício de caixa dois”, usou recursos do Fundo Partidário e fez gastos antes da abertura de contas destinadas para receber os recursos para a campanha, conforme prevê a legislação eleitoral.

O levantamento feito pela equipe de Caetano aponta que um depósito de R$ 1,2 milhão foi feito pelo Comitê Financeiro Nacional do PSDB em benefício do próprio comitê. Para o advogado, a suposta irregularidade significa que “há indício de que o candidato mantinha em espécie valores superiores ao permitido pela legislação eleitoral”.

Na petição, o coordenador jurídico também afirma que Aécio Neves e o candidato a vice, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), utilizaram funcionários públicos indevidamente para trabalhar na campanha.

Por fim, Caetano pede, por questão de isonomia, que o tribunal peça auxílio de técnicos da Receita Federal, do Tribunal de Contas de União (TCU) e do Conselho Federal de Contabilidade. O mesmo procedimento foi adotado para auditar as contas da campanha presidencial de Dilma Rousseff e do vice, Michel Temer.

A Agência Brasil entrou em contato com o PSDB e aguarda retorno.

MGT
Fonte: Ultimo Segundo

Além disso, verifique

CHINA SUSPENDE COMPRAS DE FRANGO DO BRASIL APÓS CASO DE GRIPE AVIÁRIA

Segundo o ministro, a medida valerá por 60 dias. A China suspendeu nesta sexta-feira, 16, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *