Ínicio / Região dos Lagos / PROJETO NACIONAL DE GRAFITES CHEGA A ALUNOS DA REGIÃO DO LAGOS

PROJETO NACIONAL DE GRAFITES CHEGA A ALUNOS DA REGIÃO DO LAGOS

Público vai poder votar, pela internet, nos desenhos.

Alunos de duas escolas municipais, nas cidades de Cabo Frio e Rio Bonito, estão participando de um projeto que oferece oficinas de capacitação para a arte do grafite. E as ilustrações feitas por eles vão ser escolhidas pelo público, por meio de votação na internet.

A ação faz parte do Comunidades Criativas, que é uma iniciativa cultural apoiada pelo Instituto CCR. E as escolas da região participantes são atendidas pela CCR ViaLagos.

Votação
 
Nesta quinta (23) e sexta-feira (24), os seis desenhos finalistas da Escola Municipal Professora Tânia Maria Gomes de Ávila, que fica no bairro São Cristóvão, em Cabo Frio, foram votados no site https://com-criativas.com.br/votacao/. 

Já os desenhos finalistas na Escola Municipal Governador Roberto Silveira, em Boa esperança, na cidade de Rio Bonito, serão abertos para votação do público na próxima semana.

Com o tema diversidade e inclusão, os jovens elaboraram desenhos individuas. A ilustração mais votada servirá como inspiração para a etapa mais aguardada, o Dia do Grafite, comemorado em abril, onde os muros dessas escolas serão grafitados pelos próprios alunos utilizando uma arte exclusiva, sob a monitoria da artista visual Bia Vieira.

“Por meio do projeto Comunidades Criativas, iremos apoiar a criatividade e uma abordagem do ponto de vista educacional e inclusivo. Apoiar a arte de grafitar é estimular a criatividade e abrir caminhos para a socialização”, destaca Renata Macedo, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.
 

Comunidades Criativas
 
O Comunidades Criativas é um projeto cultural com interface educacional que utiliza o grafite como meio de expressão para que as comunidades envolvidas reflitam sobre a Diversidade e a Inclusão. A realização é da Flamingo Comunicação, produção da Horizonte Educação e Comunicação e apoio do Instituto CCR e suas concessionárias locais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. No Rio de Janeiro, o apoio local é da CCR ViaLagos.

A iniciativa conta estará em 22 instituições em 21 cidades brasileiras. Mais informações sobre o trabalho podem ser obtidas no site www.com-criativas.com.br.

Para Allan de Amorim, responsável pela produção do projeto, abordar os temas diversidade e inclusão se torna ainda mais importante, tendo em vista a realidade das comunidades locais envolvidas.

“Além de estimular a reflexão sobre um tema muito relevante para a sociedade, a iniciativa tem ainda dois importantes atributos, a liberdade criativa e o pertencimento. O primeiro com as ilustrações individuais, e o segundo com a experiência coletiva de grafitar o muro da sua própria instituição, um presente em forma de arte para a sua comunidade”, avalia Allan.

Além disso, verifique

VISITA DA ATRIZ FRANCESA AINDA IMPULSIONA O TURISMO EM BÚZIOS

Existe uma orla em seu nome e um estátua da francesa, que completa 90 anos. ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *