Taxas serão aplicadas a partir de 5 de abril.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o país passará a cobrar 10% de todas as importações do Brasil, como parte do decreto que estabelece tarifas recíprocas aos parceiros comerciais dos Estados Unidos. Trump também detalhou as demais tarifas que serão cobradas dos países que taxam produtos norte-americanos.
Chamada pelo republicano de “Dia da Libertação”, esta quarta-feira (02) marca o início de um conjunto de tarifas que, segundo ele, libertarão os Estados Unidos de produtos estrangeiros. Donald Trump anunciou tarifas recíprocas para 185 países.
De acordo com Trump, as tarifas recíprocas serão ao menos metade da alíquota cobrada pelos outros países, sendo a taxa mínima de 10%. As tarifas serão aplicadas a partir de 5 de abril. Já as tarifas recíprocas individualizadas, mais altas, serão impostas aos países com os maiores déficits comerciais com os Estados Unidos a partir do dia 9.
No caso do Brasil, a base para todos os produtos é de 10%. Aço e alumínio, que têm taxas próprias já anunciadas, seguem com 25% de taxa.