População do Rio fica sem vacina contra gripe

Postos do Rio ainda não disponibilizam vacina contra a gripe para toda a população.

39xx

Quem procurou os postos de saúde do Rio na manhã desta segunda-feira (5) para se vacinar contra a gripe não conseguiu receber a dose. Apesar de a Secretaria Estadual de Saúde (SES) ter afirmado que já orientou os municípios a oferecer a vacina para toda a população, a Secretaria Municipal disse que ainda não havia sido notificada sobre a decisão.

A SES informou no domingo (4) ter acatado a orientação do Ministério de Saúde de prorrogar e ampliar a vacinação contra a gripe. A pasta afirmou que enquanto houver disponibilidade da vacina nos estoques as doses serão oferecidas.

A medida foi tomada após a procura pela vacinação ter sido abaixo do esperado para o público-alvo da campanha. Segundo a SES, a estratégia de vacinação está a cargo de cada município.

A assessoria da Secretaria Municipal de Saúde informou, por telefone, que até as 10h30 não havia sido notificada da decisão e, por isso, apenas as pessoas que fazem parte do público alvo da campanha de vacinação estavam recebendo a vacina.

Os grupos prioritários são pessoas a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

No município do Rio, até o momento, 1.134.217 pessoas foram vacinadas na campanha, mas a cobertura dos grupos prioritários ainda é considerada baixa, de 59,3%.

Em todo o RJ, apenas dois entre os 92 municípios atingiram a meta de vacinar 90% do público-alvo. Em 32 cidades, a cobertura vacinal informada pelas secretarias municipais de Saúde está abaixo de 40%. A meta do estado do Rio é vacinar cerca de 4,5 milhões de pessoas

Neste ano, em todo o estado, nove casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causados por vírus da gripe já foram registrados, sendo seis óbitos.

A vacina tem o objetivo de reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus da gripe e é aplicada às vésperas do inverno, período de maior incidência da doença.

RedetvFonte: G1

Além disso, verifique

RIO TEM PREVISÃO DE PANCADAS DE CHUVA NESTA SEGUNDA-FEIRA

Temperaturas seguem estáveis: mínima de 23ºC e máxima de 35ºC. Para a segunda-feira (09), devido …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *