POLÍCIA FECHA MAIOR FERRO-VELHO CLANDESTINO DA ZONA NORTE DO RIO

Operação Caminhos do Cobre apreendeu 10 toneladas de material furtado no Complexo da Pedreira e prendeu oito pessoas até o momento.

Policiais civis da DRF (Delegacia de Roubos e Furtos) deflagraram nesta quinta-feira (17) mais uma fase da Operação Caminhos do Cobre, com foco no desmonte do principal ferro-velho clandestino da Zona Norte do Rio de Janeiro.

O alvo da ação foi um depósito ilegal situado no Complexo da Pedreira, considerado o maior centro de receptação de fios de cobre e materiais metálicos furtados de concessionárias de energia, telecomunicações e transporte.

Durante a ação, que contou com apoio da DRFC (Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas) e da DRFA (Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis), os agentes prenderam oito pessoas e apreenderam cerca de 10 toneladas de materiais metálicos de procedência ilícita.

Também foram encontrados desmanches de veículos roubados e cargas roubadas armazenadas. 

Segundo a DRF, o ferro-velho era comandado por dois irmãos com histórico criminal. Eles possuem antecedentes por roubo de veículos, receptação e roubo de cargas, além de manterem relações com o tráfico de drogas da região.

Os traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP), segundo a polícia, forneciam proteção armada e infraestrutura para o funcionamento do esquema ilegal.

As investigações revelaram que o grupo atuava com logística própria, utilizando veículos para transportar grandes volumes de cabos furtados. Um dos operadores do esquema foi preso em flagrante enquanto transportava mais de uma tonelada de fios de cobre retirados de redes de concessionárias.

A operação também incluiu o cumprimento de mandados de busca e apreensão em diversos endereços da capital e da Baixada Fluminense, com foco tanto pessoas físicas quanto empresas envolvidas diretamente na cadeia criminosa.

A Polícia Civil informou que, desde o início da Operação Caminhos do Cobre em setembro de 2024, mais de 260 ferros-velhos foram fiscalizados e aproximadamente 90 responsáveis foram presos. Nesse período, as autoridades apreenderam mais de 250 toneladas de fios de cobre e materiais metálicos furtados.

Ainda de acordo com informações da corporação, as investigações seguem em curso e também visam enfraquecer financeiramente o tráfico de drogas, que lucra com esse tipo de atividade clandestina.

Além disso, verifique

ARRASCAETA E FAMÍLIA SÃO SURPREENDIDOS EM TENTATIVA DE ASSALTO APÓS PARTIDA

Jogador do Flamengo relatou o episódio nas redes sociais e disse que, apesar do susto, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *