As investigações duraram oito meses e mais de trezentos agentes cumprem os mandados de prisão expedidos pela vara penal de Magé.
Foto: Dr. Robson Costa, delegado titular da 65ª DP de Magé-RJ
Policiais da 65ªDP (Magé) realizaram uma megaoperação na manhã desta terça-feira, 06/10, cumprindo 43 mandados de prisão contra traficantes de drogas que atuavam na Baixada Fluminense. Aproximadamente 300 agentes de diversas delegacias participaram da ação. De acordo com o delegado Robson Costa, os criminosos eram oriundos da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha.
As investigações duraram oito meses e 23 mandados foram cumpridos dentro de presídios. Um deles foi contra Bruno Eduardo da Silva Procópio, o Piná, ex-chefe do Complexo do Alemão, que cumpre pena na Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia. Segundo o delegado, os crimes cometidos pela quadrilha são: homicídios, roubos e sequestros nas comunidades Lagoa, Barbuda e Vila Esperança, todas na Baixada Fluminense.
Foto de Piná na ocasião da prisão
As investigações apontam que Piná comandava a quadrilha que agia em Magé de dentro do presídio. Os suspeitos, todos pertencentes a uma mesma facção criminosa, deixaram o Alemão para se estabelecerem em Magé. Segundo o delegado, essa cidade da Baixada Fluminense era uma espécie de entreposto do tráfico desse grupo criminoso.
A cidade amanheceu tomada de viaturas de diversas delegacias da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de janeiro. Segundo informações da 65º DP de Magé, o translado de criminosos advindos de fora do município, vinha sendo monitorado cuidadosamente pela DP, que aguardava o momento das expedições de mandados para iniciar a operação. O trabalho de inteligência dos agentes, sob o comando do delegado titular, Dr. Robson da Costa, foi preciso e bem planejado ao longo de meses de investigação.
Em todas as incursões, o fator surpresa foi fundamental para o sucesso das prisões. No bairro Lagoa, centro da cidade de Magé, no primeiro distrito, a ação foi rápida e não houve resistências dos meliantes no cumprimento dos mandados.
Segundo ainda o delegado Robson Costa, responsável pela operação, até o começo da tarde de hoje, foram presos 20 suspeitos e cumpridos mandados de prisão contra outros 23 criminosos que já se encontram presos. Ao todo foram expedidos 71 mandados de prisão após oito meses de escutas e monitoramento. A operação prossegue até que todos os mandados sejam cumpridos.
dr robson estou com muitas saudade