A prefeitura de Magé foi informada que a área da estação de Guia de Pacobaíba estava sendo loteada.
A área em questão já havia sido invadida e seus moradores foram indenizados em acordo intermediado entre a Prefeitura Municipal e a Empresa GDK, que desejava instalar seu canteiro de obras no local. Após acordo firmado entre as partes envolvidas, os moradores receberam cerca de R$10.000,00 e abandonaram o local.
Após a utilização do espaço pela prestadora de serviço da Petrobrás, a área foi entregue ao IPHAN para administrar o local, uma vez que se trata de Patrimônio Público.

Uma cerca foi colocada dividindo o espaço monitorado por vigilantes pagos pelo IPHAN.
Segundo informações, devido ao atraso nos salários os vigilantes abandonaram oposto, não demorando para aparecer ocupantes nos imóveis que serviam de escritório para a empresa.
No espaço não construído, foram colocados marcos delimitando áreas para construção por invasores.
A Secretaria de Postura e Segurança Pública no entanto, já vinha monitorando o espaço, e no início desta manhã realizou uma visita ao local. O Secretário de Habitação Marcos Peçanha, comunicando aos presentes, de que a Secretaria de Ação Social seria acionada para um cadastro e avaliação para assentar algumas famílias.

Foram retirados os marcos e os presentes informados de que no local não há como edificar qualquer construção. O procurador do município, Dr. Paulo Henrique, já informou ao IPHAN sobre a iminente invasão, e o órgão de pronto acionou a polícia federal para evacuar o local.
A Ação da atual gestão administrativa, foi rápida e evita que mais uma área do Patrimônio Público e Histórico da cidade seja invadida sem critérios, desrespeitando leis federais e prejudicando a manutenção das riquezas nacionais.

Fonte: Reportagem de Danilo Fernandes, Jornal Enfoque /Magé.Online.com
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
