Ínicio / Brasil / PF PRENDE ALVO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE ABIN PARALELA ENVOLVIDO EM DIVULGAÇÃO DE FAKE NEWS

PF PRENDE ALVO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE ABIN PARALELA ENVOLVIDO EM DIVULGAÇÃO DE FAKE NEWS

Investigadores afirmam que, até recentemente, Lemos continuava a exercer a atividade de propagar de fake news.

A Polícia Federal prendeu preventivamente, nesta quinta-feira, Daniel Ribeiro Lemos, um dos alvos da investigação que apura monitoramentos ilegais de alvos pré-estabelecidos feitos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na gestão Bolsonaro. A prisão ocorre no âmbito da 5ª fase da operação “Última Milha”.

Segundo relatório da Polícia Federal, Lemos fazia interface “entre os vetores de propagação de desinformação e o núcleo-estrutura paralela, em especial, a célula atuante na Presidência da República”. A investigação aponta que ele atuava como uma espécie de “influencer” que recebia notícias falsas produzidas por um núcleo da própria Abin Paralela.

Investigadores afirmam que, até recentemente, Lemos continuava a exercer a atividade de propagar de fake news nas redes sociais para integrantes do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. O portal de transparência da Câmara mostra que ele é assessor do deputado federal Pedro Jr (PL-TO).

A nota da PF sobre a prisão diz que “um dos suspeitos recebia conteúdos de desinformação produzidos pela organização criminosa e os disseminava valendo-se de seu acesso ao parlamento federal. O material também era enviado a agentes estrangeiros, induzindo-os ao erro. Mesmo após a desarticulação do grupo, ele continuou difundindo notícias falsas por meio de redes sociais”.

Além disso, verifique

TSE E MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROÍBEM PRF DE FAZER BLITZ NOS DIAS DE ELEIÇÃO

Portaria proíbe operações de bloqueio de trânsito. O governo federal e o Tribunal Superior Eleitoral ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *