De acordo com a Prefeitura, Teresópolis tem 41 leitos de UTI Covid-19, mas todos ocupados.
Teresópolis, na Região Serrana do Rio, está transferindo pacientes com a Covid-19 para unidades de saúde de outros municípios. A medida acontece porque a cidade tem atingido, constantemente, o limite máximo de ocupação dos leitos de UTI destinados ao tratamento de pacientes com o novo coronavírus.
De acordo com a Prefeitura, Teresópolis tem 41 leitos de UTI Covid-19. O município começou esta semana com todos eles ocupados. Na noite de quarta-feira (3), um levantamento divulgado pelo secretaria de Saúde mostrou que apenas um leito estava disponível.
Um dos destinos dos pacientes transferidos é a cidade vizinha de Nova Friburgo. De acordo com a secretaria de Saúde de Nova Friburgo, até a tarde desta quinta-feira (4), há cinco pacientes internados no CTI Covid que são de outros municípios. Dos cinco pacientes, quatro são de Teresópolis.
Petrópolis também é uma das cidades que tem recebido pacientes. De acordo com um levantamento realizado na manhã desta quinta-feira (4) pelo município, cinco leitos de UTI Covid-19 da Cidade Imperial estão sendo ocupados por pacientes de Teresópolis.
Um vídeo que circula nas redes sociais, mostra ambulâncias de Teresópolis chegando ao Hospital São José, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Estou no Hospital São José de Duque de Caxias e só agora chegaram uma, duas, três, quatro ambulâncias de Teresópolis.
A Prefeitura de Teresópolis não confirmou se as ambulâncias que aparecem no vídeo estavam fazendo transferência de pacientes com a Covid-19.

Mas, em nota, informou que todos os leitos Covid-19 são regulados pelo Estado e que quando o município atinge 100% de lotação, os pacientes são transferidos para uma vaga disponível na rede estadual em outro município.
Ainda segundo a secretaria, “a transferência é feita em ambulância UTI, com o acompanhamento de equipe completa de profissionais”.
Casos de Covid-19
De acordo com o último levantamento, divulgado pela Prefeitura de Teresópolis na quarta-feira (3), a cidade tem 20.536 casos confirmados da Covid-19, com 382 mortes causadas pela doença.
Na quarta, dos 43 leitos clínicos para pacientes com a Covid-19, 35 estavam ocupados. Já dos 41 leitos de UTI, 40 estavam ocupados, 15 deles com pacientes intubados.
Até esta quarta, 8.035 pessoas haviam recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Teresópolis.
Medidas para conter o avanço da Covid-19
Nesta quarta-feira (3), um novo decreto entrou em vigor em Teresópolis. O documento estabelece medidas para tentar conter o avanço da Covid-19 no município.
Entre as medidas está o do rodízio de CPF para acesso aos estabelecimentos comerciais e de serviços (incluindo clubes, academias e similares). Munícipes com o dígito do CPF par só podem entrar e/ou adquirir produtos e serviços de forma presencial nos dias pares e os munícipes com o dígito do CPF ímpar, nos dias ímpares; sendo o dígito 00 considerado como par.
Fonte: Portal G1
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
