Operação contra fraude de seguros prende 48 no Rio

Ação também foi realizada em Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

ScreenShot772

Empresários, médicos, advogados, policiais militares e um vereador de Vassouras estão envolvidos em um esquema de fraudes a seguradoras de veículos, desarticulado nesta quarta-feira pelo Ministério Público e a Polícia Militar durante a operação batizada de “Corte de Seguro”. Até as 17h, 104 dos 146 mandados de prisão preventiva foram cumpridos em quatro estados: Santa Catarina (52), Paraná (3), Rio de Janeiro (48) e São Paulo (1).

O braço fluminense da fraude é composto por quatro aliciadores que adquiriam veículos segurados no Rio para depois transportá-los para Santa Catarina, onde eram repassados a receptadores e representantes de estabelecimentos comerciais. Os veículos eram então desmontados, e as peças, inseridas clandestinamente no mercado.

ScreenShot771Após a chegada dos veículos em Santa Catarina, os proprietários faziam falsas comunicações de roubo, produzindo boletins de ocorrência falsos, com relatos sobre crimes fictícios.

A investigação, que começou em julho do ano passado, identificou 70 veículos envolvidos na fraude, somando um valor aproximado de R$ 3 milhões. No entanto, para o promotor Fabiano David Baldissarelli, o número pode ser ainda maior:

— Essa quantidade muito grande de veículos falsamente roubados, que, na verdade, eram negociados por um grupo de estelionatários, gera uma repercussão no seguro de todo mundo. A seguradora vai ser ressarcida de alguma forma. E quem paga essa conta acaba sendo aquele de forma correta precisou e se valeu do contrato de seguro — afirmou o promotor de Justiça.

Dos quatro aliciadores do grupo, dois foram presos nesta quarta-feira. Os outros dois estão foragidos.

Entre os 72 mandados de prisão expedidos no Rio, também está o vereador de Vassouras Rodrigo Rodrigues da Fonseca (PR), que foi preso.

Além dele, um capitão do 21°BPM (São João de Meriti), um sargento do 17º BPM (Ilha do Governador) e um soldado do Centro de Manutenção de Materiais da PM também foram presos durante a operação e serão encaminhados para Unidade Prisional em Niterói.

A Corregedoria Interna da corporação informou que abriu um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) e que os PMs serão indiciados por transgressão grave. No entanto, não divulgou o nome dos agentes.

— Vamos apurar todos esses fatos — afirmou o corregedor-geral da PM, coronel Victor Yunes. — Não se espera isso de um PM nem de um cidadão. Quem faz isso está fraudando o país. E o policial deve zelar pela segurança, é o vigilante da cidadania.

ScreenShot770

OPERAÇÃO COMEÇOU NA MADRUGADA

No Rio, a operação desta quarta-feira contou com 85 viaturas e 264 agentes, entre policiais militares e promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Rio e de Chapecó (SC).

A concentração do grupo começou no fim da madrugada desta quarta-feira. Por volta das 5h40m, as equipes começaram a deixar o Quartel General da Polícia Militar, no Centro. Os veículos dos policiais estavam descaracterizados.

Coordenador de Inteligência da PM, o coronel Antônio Goulart espera que a operação iniba a atuação de outros grupos que praticam a mesma fraude no estado.

— O roubo de veículos talvez seja a única modalidade em que o registro é maior do que o que realmente ocorre, justamente por causa do “golpe do seguro”. Às vezes temos uma mancha criminal que não corresponde à realidade. Então, como nós vamos combater um roubo que não aconteceu? A nossa expectativa é que a gente aproxime a estatística real da oficial, pois sem dúvida a estatística do estado está majorada. Vários registros são feitos e, na verdade, não ocorrem, o que coloca a perder todo o nosso trabalho de planejamento — disse Goulart.

O coronel também destacou o perfil dos acusados presos nesta quarta-feira:

— Quando a gente olha os antecedentes criminais, as passagens dessas pessoas são por estelionato, falsidade ideológica, receptação, delitos de trânsito. Não são pessoas com perfil violento, como a Polícia Militar está acostumada a atuar.

MGT
Fonte: Jornal O Globo

 

 

Além disso, verifique

ACIDENTE VIOLENTO NA RJ-106 DEIXA MAIS DE 10 CARROS DESTRUÍDOS

Engavetamento envolvendo caminhão e carros de passeio bloqueou a via no sentido Maricá; apesar da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *