Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) informou que “o município retornou ao estágio de normalidade“.
A chegada do feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira (31) deve, naturalmente, reduzir o movimento em várias cidades e, com isso, oferecer uma folga extra para que os principais serviços consigam recompor seus estoques e se normalizar.
Após dez dias de paralisação dos caminhoneiros, muitas prefeituras, comércios e postos de combustíveis já voltaram a ser reabastecidos, e os serviços começam, aos poucos, a serem retomados.
No Rio de Janeiro, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) informou no fim da tarde de ontem que “o município retornou ao estágio de normalidade“. Desde sexta-feira (25), a cidade estava sob estado de atenção.
A Secretaria de Segurança do estado também encerrou ontem as atividades da Central de Escoltas -um gabinete emergencial criado com o intuito de apoiar o transporte de caminhões de combustível através dos bloqueios nas estradas e nas refinarias do estado.
Transportes
O BRT, que chegou a ser suspenso no domingo por falta de combustível, já opera sem grandes transtornos. A Rio Ônibus informou que os coletivos da cidade estão próximos de operar normalmente, mas que o volume de passageiros ainda está mais baixo do que o normal. Segundo o MetrôRio, as linhas operam normalmente.
Combustíveis
De acordo com o Sindcomb (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência do Município do Rio de Janeiro), 40% dos postos de gasolina da capital estavam abastecidos na noite de ontem. Embora os carregamentos de combustível estejam voltando a entrar na cidade, o Sindcomb afirma que a procura é ainda muito grande, o que está tornando a retomada instável, já que, em alguns postos, as bombas voltam a ficar vazias algumas horas depois de serem reabastecidas.
Limpeza urbana
A Comlurb informou que os serviços de coleta de lixo e limpeza serão realizados normalmente no feriado de Corpus Christi. As coletas de lixo domiciliar e seletiva seguirão a programação regular, assim como a limpeza das áreas públicas de maior fluxo, o que inclui praças, parques, praias e ruas onde acontecerem feiras-livres.
Fonte: Portal UOL