Três tremores de terra atingiram o país que está em alerta para a ocorrência de tsunami.
Um alerta de tsunami foi emitido após um forte terremoto de magnitude 7,8 nas remotas ilhas Kermadec, na Nova Zelândia, no oceano Pacífico, informaram as autoridades, que determinaram a evacuação do litoral nordeste do país.
O tremor, registrado depois de outros dois sismos de magnitudes 7,4 e 6,9 na mesma região, ocorreu às 08h28 locais (16h28 de Brasília) a 1.033 km da costa neozelandesa, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
O centro de alerta para tsunamis do Pacífico informou que é possível a ocorrência de ondas em Nova Zelândia, Tonga, Niue, Samoa americana, Samoa, ilhas Cook, Fiji, Vanuatu, Tokelau, e Wallis e Fortuna.

“Habitantes das zonas costeiras (…) devem partir imediatamente para a área elevada mais próxima, fora de todas as zonas de evacuação e terra adentro”, pediu a agência neozelandesa de gestão de emergências.
As autoridades acrescentaram que fortes correntes e ondas imprevisíveis podem continuar por horas, e que as pessoas devem ficar longe de praias, margens e rios.
O terremoto veio “sem nenhum aviso importante”, disse o sismologista Bill Fry em uma entrevista coletiva na sexta-feira. Ele acrescentou que, em seus 13 anos respondendo a terremotos e tsunamis na Nova Zelândia, “esta é a primeira vez que temos essa sequência específica”.
Fonte: Revista Veja
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!
