Trinta e duas pessoas foram resgatadas até agora. Não se sabe quantas estão feridas e se ainda há mais pessoas aguardando resgate.
A Guarda Costeira da realeza britânica afirmou que um petroleiro e um navio de carga colidiram no Mar do Norte, na costa de East Yorkshire, no Reino Unido, nesta segunda-feira (10).
O presidente executivo do Porto de Grimsby East afirmou que 32 pessoas foram resgatadas. Treze vítimas foram trazidas inicialmente para a costa por um navio, seguidas de outras 10 em um barco-piloto e nove em um último. Ainda não se sabe as condições de saúde delas.
Ainda de acordo com o mesmo veículo, toda a tripulação do navio petroleiro está segura e já foi localizada. Eram mais de 20 pessoas. Já do de carga ainda não mais informações.
Segundo a Royal National Lifeboat Institution, várias pessoas abandonaram os navios após a colisão. Há relatos de incêndios nas duas embarcações. Há tentativa de controlar o fogo nos dois locais.
Os dois navios são o Solong (140 metros de comprimento) e o Stena Immaculate (183 metros). Segundo a BBC, esse segundo, o petroleiro, saiu da Grécia rumo a Killingholme, no Reino Unido. Ele é um dos dez navios que carregam petróleo listados em um programa do governo dos Estados Unidos para abastecer combustível às forças armadas em conflitos.
A Organização Marítima Internacional, da ONU, disse que está ciente e investiga a situação detalhadamente.
Em entrevista ao Sky News, Martyn Boyers, executivo-chefe do Porto de Grimsby East, afirmou que as condições do mar estavam “razoáveis” e não havia nada de “anormal”. Ele chamou o acidente também de “incomum”.
“As condições do mar estavam razoáveis. As alturas das ondas eram de apenas 2 metros. Mas a única coisa que houve o dia todo foi uma névoa e uma neblina. Então, esta manhã, estava muito nublado, e a neblina não se dissipou. Então, eu imagino que naquela hora, quando o acidente aconteceu, havia neblina. Dito isso, todas essas embarcações agora têm um kit que é conhecido pelo homem sobre como navegar e radares e tudo mais. Então é um acidente muito, muito incomum e trágico”.