MPRJ CRIA GRUPO PARA PREVENIR VIOLÊNCIA EM ESCOLAS

O grupo será integrado por membros do MPRJ designados pelo Procurador-Geral de Justiça.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) tomou uma iniciativa importante no combate à violência nos estabelecimentos de ensino públicos e privados. O procurador-geral de Justiça Luciano Mattos assinou uma resolução nesta quinta-feira (13), criando um Grupo Temático Temporário (GTT) com o objetivo de coordenar ações estratégicas para prevenção e enfrentamento da violência nas escolas.

Segundo Mattos, a violência nas escolas é um fenômeno complexo e requer uma atuação multidisciplinar e interinstitucional. Para combater esse problema, a resolução destaca diversas normas legais relacionadas à educação, à segurança e à infância e juventude, que são o suporte para alcançar uma cultura de paz nas escolas.

Entre as normas mencionadas está a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que estabelece como incumbência dos estabelecimentos de ensino a promoção de medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência e a promoção da cultura de paz. Além disso, a resolução destaca a lei que estabelece como objetivo a promoção de medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência, com ênfase nas práticas recorrentes de bullying ou constrangimento físico e psicológico, cometidas por alunos, professores e outros profissionais da comunidade escolar.

O GTT criado pelo MPRJ atuará de forma preventiva e repressiva, privilegiando a articulação e a integração entre órgãos de execução com atribuições de naturezas diversas, observados os eixos prioritários de atuação do grupo. Dentre as atribuições do grupo, está a elaboração de estudos, avaliações, protocolos e linhas estratégicas de atuação institucional relacionadas à violência nas escolas.

O GTT também atuará sugerindo fluxos de trabalho articulados com órgãos públicos e demais segmentos da sociedade civil. O grupo será integrado por membros do MPRJ designados pelo Procurador-Geral de Justiça e contará com o suporte dos Centros de Apoio Operacional, da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), do Grupo de Apoio Técnico Especializado (Gate/MPRJ), da Gerência de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento (GADG/MPRJ) e demais estruturas da Procuradoria-Geral de Justiça destinadas à gestão da informação e ao processamento de dados.

Além disso, verifique

GOOGLE ATIVA IA QUE ESCREVE POR VOCÊ NO WHATSAPP

Ferramenta reconhece padrões de conversa. Essa IA do Google já faz parte da rotina digital de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *