Ínicio / Brasil / MPF pede arquivamento de inquérito sobre Lula

MPF pede arquivamento de inquérito sobre Lula

As investigadores não conseguiram encontrar indícios dos supostos pagamentos.

Luiz Inácio Lula da Silva (4)-kvMH-U101388675070uIB-1024x664@GP-Web

O procurador Frederico Paiva, da Procuradoria da República no Distrito Federal, pediu o arquivamento do inquérito que investigou um suposto pagamento de US$ 7 milhões da Portugal Telecom para o PT quitar dívidas relacionadas a campanhas eleitorais. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci, eram suspeitos de terem negociado, pessoalmente, o repasse de dinheiro.

O inquérito foi aberto em 2013 a partir de informações dadas pelo empresário Marcos Valério, condenado como operador do mensalão. Em depoimento sobre o esquema de compra de votos de parlamentares, Valério afirmou que o repasse foi acertado no Palácio do Planalto. Contas no exterior teriam sido indicadas a Miguel Horta, executivo da Portugal Telecom, para que ele fizesse os depósitos.

A investigação na Polícia Federal cruzou informações de contas e chegou a ouvir cerca de 20 pessoas, incluindo o ex-ministro José Dirceu. Mas os investigadores não conseguiram encontrar indícios dos supostos pagamentos. A empresa portuguesa, ainda segundo as declarações do publicitário, tinha intenção de assumir negócios no Brasil na área de telefonia.

O despacho do procurador Paiva, do início de setembro, pediu o arquivamento do inquérito, concordando com o relatório da Polícia Federal sobre a falta de indícios para comprovar as transações. A Justiça Federal no Distrito Federal, que acompanha a investigação, ainda analisará o pedido de arquivamento. A tendência é que concorde com a Procuradoria.

MGT
Fonte: Extra

 

Além disso, verifique

PETROBRAS TROCA DIRETORIA DE SUBSIDIÁRIA APÓS BUSCA E APREENSÃO DO MP

A investigação é de suposta fraude tributária praticada por empresa comercializadora de sebo bovino. A Petrobras decidiu ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *