Moradores do distrito de Mauá, no município de Magé, dizem estar inseguros com os frequentes acidentes de trânsito na região.
A região, que tem pouca sinalização, já chegou a ter mais de três acidentes no mesmo dia, segundo os moradores.
Entre os casos recentes está o do jovem Gabriel Marins, de 21 anos. O motociclista morreu após colidir com um carro na Avenida Roberto Silveira, esquina com a Rua 55. Segundo familiares, o jovem saía da casa da namorada quando sofreu o acidente e esperou atendimento médico por mais de 40 minutos.
Prima de Gabriel, a analista de operações Suellen Marins conta que, apesar de não morar em Magé, frequenta a região da Praia de Mauá desde a infância e sabe da ocorrência de acidentes. Uma semana antes da morte do primo, um conhecido da família se acidentou no mesmo local e precisou amputar uma perna. A família de Gabriel decidiu organizar uma carreata em homenagem ao jovem, para conscientização e alerta às autoridades.
— Estamos procurando formas de chamar a atenção das autoridades para melhorar a questão da sinalização e fiscalização lá, evitando o sofrimento de mais famílias. Meu primo faria aniversário na próxima semana — diz Suellen.
Segundo a namorada do jovem, Emanuelle Martins, eram 22h25 quando Gabriel saiu de sua casa para comprar um lanche no bairro Olaria. Ela afirma que ele estava em baixa velocidade e a uma esquina do local de partida:
— O trânsito do nosso município é muito conturbado. São motos, bicicletas, pedestres, carros em movimento e carros estacionados na mesma via. Tudo isso ocasiona muitos acidentes.
Recentemente, Gabriel tinha começado a trabalhar e começaria no próximo semestre o sexto período de graduação em Engenharia Elétrica.
— Querido e amado não só pela família e pelos amigos, como por muitas pessoas da região. Justamente por isso estamos usando essa fatalidade pra promover a conscientização — afirma Emanuelle.
No dia 16 de junho, outro jovem sofreu acidente em Mauá. O adolescente teve uma lesão cerebral, e sua família vem divulgando uma vaquinha nas redes sociais para pagar seu tratamento.
Segundo a Secretaria de Transportes de Magé, um contrato de sinalização para toda a cidade foi assinado há cerca de um mês para aumentar a segurança no trânsito. Ainda de acordo com a pasta, “no único cruzamento perigoso do distrito de Mauá já existe um semáforo operando plenamente”. Além disso, a secretaria informou que realiza, atualmente, um levantamento para sinalizar todo o distrito. Sobre a demora no atendimento do Samu, a prefeitura afirmou que a responsabilidade sobre o tempo de atendimento é de total responsabilidade da administração do Samu, bem como a disponibilização de UTIs móveis.
RedeTv+ Notícias