Vencedores da etapa nacional da Imagine Cup, da Microsoft, criaram apps para combater a mortalidade infantil e melhorar a produtividade na pesca.
Saiu o resultado da etapa nacional da Imagine Cup, competição realizada pela Microsoft com o objetivo de transformar projetos acadêmicos em startups de sucesso. Ao total, foram 199 propostas inscritas, mas apenas duas delas foram escolhidas para representar o Brasil na final que acontecerá na cidade de Seattle, sede da Microsoft, nos EUA, em julho.
Os vencedores da etapa global da Imagine Cup ganharão 100 mil dólares e treinamento com Satya Nadella, CEO da empresa. Serão 58 equipes participando da grande final. Conheça, abaixo, os representantes do Brasil.
UpFish
Na tentativa de melhorar a produtividade do mercado de pescados, estudantes das universidades de Campinas (Unicamp) e Federal do ABC (UFABC) criaram o UpFish, sistema que monitora a qualidade da água dos tanques de criação de peixes e outros organismos aquáticos (camarão, por exemplo).
De acordo com um dos integrantes do projeto, 15% de toda perda do mercado da aquicultura é consequente da mortandade de peixes, que acabam não resistindo à qualidade inadequada da água. Ao procurar por uma solução digital ao problema, os estudantes desenvolveram um sistema que monitora a qualidade da água (pH, temperatura e oxigênio) e informa suas condições ao produtor.
Se os sensores na água processarem alguma informação que coloca em xeque seu bom estado, imediatamente o produtor recebe instruções de como corrigir a qualidade do tanque. “Nossa missão é dar novos recursos tecnológicos que possam auxiliar o trabalhador rural em suas tarefas”, disse, Elton Soares, estudante de Neurociência da UFABC e um dos inventores do UpFish.