Ínicio / Destaque / METADE DA CÂMARA DE ITATIAIA É AFASTADA PELA JUSTIÇA APÓS OPERAÇÃO DA MP

METADE DA CÂMARA DE ITATIAIA É AFASTADA PELA JUSTIÇA APÓS OPERAÇÃO DA MP

O vereador e ex-prefeito Silvano Rodrigues da Silva, conhecido como “Vaninho”, é um dos presos.

Dos 10 vereadores da Câmara Municipal de Itatiaia, no sul do estado, cinco foram afastados pela Justiça depois da operação do Ministério Público do Rio que prendeu seis pessoas acusadas de fazerem parte de uma organização criminosa que desviou recursos públicos do município de Itatiaia. Além dessa cidade, os mandados de prisão foram cumpridos em Valença, Nova Iguaçu e na capital Fluminense.

O vereador e ex-prefeito Silvano Rodrigues da Silva, conhecido como “Vaninho”, é um dos presos. Veja quais são os outros:

– Clébio Lopes Pereira, o “Jacaré”, candidato a deputado federal e chefe da quadrilha

– Julio Cesar da Silva Santinho, o Julinho, braço direito de Jacaré

– Fábio Alves Ramos, ex-chefe de gabinete do ex-prefeito de Itatiaia, Imberê Moreira Alves

– Édnei da Conceição Cordeiro, ex-secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Itatiaia

– Geilson Dias de Almeida, ex-vereador e suplente de Itatiaia

O “Jacaré” é um dos políticos que declarou ter maior quantidade de dinheiro em espécie durante a campanha: mais de R$ 5 milhões. Hoje, os promotores do MP encontraram cerca de R$ 45 mil na casa dele. A TV Band ainda apurou que ele não informou o destino da quantia milionária que ele declarou à Justiça Eleitoral.

Na denúncia, o Ministério Público afirmou que os acusados assumiram o controle ilegal da Prefeitura de Itatiaia para uma farra de dinheiro público, principalmente com indicação de funcionários fantasmas e fraudes em licitações. O MP também viu indícios da expansão da quadrilha para outras prefeituras do estado.

Uma das denunciadas, Édnei disse para o companheiro que outros investigados “prometeram cargos fantasmas para cobrir despesas”. Em outro trecho da denúncia os promotores dizem que depois da nomeação de Rafael Porto de Lima para secretário no município, ele afirma que Márcio Freire, nomeado para procurador do município “se deu bem, não vai fazer nada”.

Sobre a expansão para outras prefeituras, os promotores encontraram conversas de Júlio Cesar afirmando que iria entregar documentos para licitações em Japeri. Em outra mensagem, ele afirma que a “proposta cheia” de Mangaratiba está pronta.

RedeTv+ Notícias

Além disso, verifique

MORRE WASHINGTON OLIVETTO, PUBLICITÁRIO DO PRIMEIRO SUTIÃ

Um dos maiores nomes da área e criador de campanhas icônicas, publicitário faleceu na tarde ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *