Mês da Leitura terá programação gratuita em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo

Haverá contação de histórias, saraus, feiras de troca de livro, encontros e bate-papos em unidades do Sesc.

O Mês da Leitura vai ter programação gratuita preparada especialmente para quem gosta do tema em Petrópolis e Nova Friburgo, Região Serrana do Rio. Haverá contação de histórias, saraus, feiras de troca de livro, encontros e bate-papos em unidades do Sesc.

As atividades vão marcar o Dia Internacional do Livro Infantil, Dia Nacional da Biblioteca, o Dia Nacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro, comemorados nos dias 9, 18 e 23 de abril.

Confira a programação:

Sesc Nova Friburgo
Dia 11 às 10h: Sessão de Histórias Monteiro Lobato

A narrativa é artística, com muita criatividade e jogo de improviso, onde os artistas interagem com o público por meio das personagens Emília e Visconde de Sabugosa. Adereços cênicos servem de apoio para brincar com o imaginário, assim como, os elementos sonoros que são introduzidos nas histórias contadas enriquecendo o ato narrativo.

Sesc Teresópolis
Do dia 9 ao dia 13: Semana Literária

Série de atividades voltadas à arte da escrita, por meio de oficinas, jogos, encontros, debates e apresentações literárias. Também serão apresentados poemas, contos, pequenas histórias e lendas. Diversas atividades em torno do universo de Clarice Lispector, como por exemplo:

1- No Pé do Ouvido (9/4 a 13/4 | 9h às 17h)

2- Roda de Leitura – Felicidade Clandestina (9/4 a 13/4 | 15h)

3- Mural de Curiosidades – Clarice Lispector (9/4 a 13/4 | 9h às 19h30)

4- Caracol Literário (9/4 a 13/4 | 9h às 17h)

5- Ponto de Leitura (9/4 a 13/4 | 9h às 17h)

6- Oficina de Marcadores de Livros (9/4 e 11/4 | 12h às 15h)

7- Oficina de Quadrinhos (10/4 e 12/4 | 14h às 15h30)

8- Sarau Poético (11/4 | 19h)

9- Poesia Falada (13/4 I 16h às 18h)

10- Dia 11 às 19h: Sarau Poético

Encontro mensal dos poetas da Oficina da Criação e Poesia, para declamação de poemas autorais, execuções de músicas autorais e bate-papo cultural.

Dia 13 das 15h às 18h: Lançamento de Livro Infantil

A escritora Rozety Dutra Domingos lança o seu livro infantil Ornitorrinco: Animal Mamífero e Ovíparo da Austrália.

Dia 27 das 19h às 21h30: Além da Palavra

Recital poético e debate literário sobre os poemas de autores consagrados como Augusto dos Anjos, Adélia Prado, Vinicius de Moraes, Horácio, Leprevost e Chacal, entre outros. As obras serão apresentadas por Juliana Prado, Ivan da Mata Machado, Henrique Cukiermann, Pedro Lage e artistas especialmente convidados.
Sesc Quitandinha

Dia 17 às 19h30: Fala, Autor!

Atividades de mediação literária e encontro com a escritora convidada, Roseni Kurâni. Natural de Petrópolis, formou-se em Letras e é autora de 20 livros nas categorias Infantil, Infantojuvenil e Adulto. Recebeu, em 2015, os prêmios Clarice Lispector e Guerra Peixe e, em 2012, da Brazilian International Press Awards, em Londres. O encontro terá a mediação da professora Flavia Justen, mestre em educação, mediadora da divisão de leitura da Rede Municipal de Ensino e Coordenadora do Clube de Leitura, voltado para formação de jovens leitores.

Dia 18 das 10h e 14h: Contos de Lobato

Contação de histórias em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e aniversário de escritor Monteiro Lobato.

Dia 21 das 10h às 12h: Performance Poética

Uma dupla de atores/palhaços aborda o público apresentando trechos da literatura nacional com pitadas de músicas e muita alegria. Com a Cia. Sapato Velho.

Dia 24 às 15h: Sarau

O sarau será composto por poetas, escritores, letristas, músicos, atores e jovens trovadores. A atividade é fruto de uma parceria entre a União Brasileira dos Trovadores Seção Petrópolis e o Segmento de Literatura do Conselho Municipal de Cultura de Petrópolis.

Sesc Nogueira
Dia 13 às 14h: O Jacaré Avarento

A obra conta a história de um jacaré que queria a única lagoa da redondeza só para si, e acaba aprendendo com a natureza e com os habitantes dos arredores. Ele acaba compreendendo que não poderia continuar com tal comportamento. A fábula é contada com bonecos e música.

Dia 23 às 13h: Guardachuvando Histórias

Inspirados pelo livro Guardachuvando Doideiras, da autora Sylvia Orthof, os atores contam histórias infantis com a ajuda de um guarda-chuva “mágico”, onde estão pendurados objetos ou figuras que conduzem as histórias que serão contadas. Cada figura e objeto representam uma história e quem vai escolher a figura é o público. A atividade apresenta diversas histórias da literatura e da tradição oral.

Fonte: Portal G1

Além disso, verifique

TERESÓPOLIS LIDERA QUALIDADE DE VIDA NA REGIÃO SERRANA SEGUNDO ÍNDICE NACIONAL

Município conquista 5ª colocação no Estado do Rio no IPS Brasil 2025, enquanto Guapimirim amarga …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *