Intervenção cirúrgica não está agendada, mas deve ocorrer entre outubro e dezembro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve passar por uma cirurgia no quadril ainda no 2º semestre de 2023. Segundo a assessoria da Presidência informou neste domingo (23.jul.20230), não se trata de uma operação urgente. Pela manhã, o petista foi ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para realizar infiltração procedimento usado para aliviar as dores na região. Lula tem artrose, um desgaste precoce das cartilagens que ocasiona dores.
Lula sofre com artrose, doença de desgaste precoce na cartilagem que reveste as articulações. No caso do presidente, acomete a articulação que fica entre o fêmur e a bacia. O chefe do Executivo já disse descartar fazer cirurgias para não atrapalhar sua rotina de viagens. Segundo especialistas, a recuperação dura cerca de uma semana.
Desde que assumiu o Planalto, Lula tem histórico de problemas na saúde. Em 25 de fevereiro, o presidente fez uma ressonância na bacia, coluna e lombar no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.
Já em 25 março, o petista cancelou sua viagem à China para se recuperar de uma broncopneumonia bacteriana e viral pelo vírus influenza A. Antes, mantinha uma rotina de exercícios físicos e compartilhava as atividades em seus perfis nas redes sociais.
Interrompeu o costume quase que diário em 2022, principalmente depois de passar a morar em um hotel na região central de Brasília.