HERÓIS DA BAÍA: PESCADORES RETIRAM 12 TONELADAS DE LIXO DAS ÁGUAS DE MAGÉ

Projeto ambiental mobiliza pescadores, remove toneladas de lixo e reforça o compromisso com o futuro do mar.

Em mais uma demonstração de compromisso com o mar que lhes sustenta, cerca de 200 pescadores artesanais da região participaram, nesta semana, de um mutirão de limpeza nas águas de Magé promovido pelo Projeto Águas da Guanabara. Durante a ação, foram retiradas aproximadamente 12 toneladas de resíduos acumulados mais do que o inicialmente estimado de cinco toneladas entre plásticos, vidros, pneus, tecidos e até objetos cortantes como facas. 

O aumento na quantidade recolhida, de 5 para 12 toneladas, sinaliza o grau de degradação enfrentado pela Baía de Guanabara e reforça o caráter emergencial das intervenções ambientais. 

DADOS RECENTES E CONTEXTUALIZAÇÃO

  • Em outra frente de atuação regional, entre junho de 2024 e julho de 2025, pescadores e catadores retiraram mais de 46 toneladas de lixo das baías de Guanabara e Sepetiba por meio da Operação LimpaOca. 

  • Segundo relato dos participantes, o mutirão de Magé recolheu uma grande variedade de resíduos pneus, garrafas PET, tecidos além de materiais potencialmente perigosos, o que evidencia riscos não apenas ambientais, mas à segurança dos pescadores. 

  • A presidente da Colônia Z-9, em Magé, reforçou o sentido amplo da ação: “Vai muito além da pesca: é preservação ambiental e cuidado com a vida marinha e com a saúde de todos que vivem do mar.” 

MAIS QUE LIMPEZA: CUIDADOS COM A COMUNIDADE

Além do recolhimento de resíduos, o mutirão em Magé integrou um mutirão de saúde, oferecendo à comunidade pesqueira e seus familiares atendimentos médicos e odontológicos, exames de sangue e vacinação. Essa iniciativa evidencia o caráter socioambiental do projeto, com foco na dignidade e bem-estar das comunidades envolvidas.

DESAFIOS À FRENTE

Embora essas ações sejam emblemáticas, os desafios persistem:

  • A Baía de Guanabara sofre com despejo contínuo de esgoto doméstico, resíduos urbanos e industriais, agravando a poluição local.

  • A retirada de grandes volumes de lixo evidencia o trabalho constante necessário para manter o ambiente aquático em condições minimamente seguras.

  • Há também a necessidade de sensibilização da população para interromper o descarte irregular de resíduos, essencial para interromper o ciclo de poluição.

PERSPECTIVAS E IMPORTÂNCIA

Esses mutirões representam mais do que uma limpeza pontual: são uma estratégia de resiliência ambiental, conectando conservação, cidadania e segurança alimentar. Para os pescadores artesanais, recuperar a qualidade das águas é recuperar o próprio ofício. Para o ecossistema, significa resgatar habitat, restaurar o equilíbrio e fortalecer a biodiversidade.

Além disso, verifique

DUELO ENTRE FAVORITOS PODE APONTAR CAMPEÃO DO BRASILEIRÃO 2025

Flamengo e Palmeiras se enfrentam neste domingo (19) no Maracanã em “final antecipada” pelo título; …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *