GUAPIMIRIM REGISTRA MENOR ÍNDICE DE VIOLÊNCIA DA REGIÃO NO CARNAVAL 2025

Números divulgados pela Secretaria de Segurança Pública apontam decréscimo de violência no Carnaval da Paz. 


Mais uma marca de habilidade na liderança de gestão pública, reescreve resultados positivos durante o Carnaval de 2025 em Guapimirim. Dados compilados pela Secretaria de Segurança evidenciam o que se testemunhou ao longo dos cinco dias de folia na ruas da cidade. Todos os índices de criminalidade em torno da Festa da Folia foram registrados e o resultados são demonstrados no quadro abaixo:

Foram ainda registradas 2 motos apreendidas sem placas, 2 presos por violência contra mulher (Maria da Penha) e uma faca aprendida na barreira de revista (encontrada na cintura de um homem).

Para o enfrentamento de possíveis incursões de criminalidade, um exigente plano foi elaborado visando acima de tudo ações preventivas no controle da ordem distribuídas com efetivo de agentes preparados para combate com descrição e efetividade. Foram empregados diariamente, 200 agentes de apoio, 30 Policiais Militares do 34º BPM, sendo 10 policiais classificados do Segurança Presente, 20 Guardas Municipais, 20 Auxiliares de trânsito, 20 agentes da Secretaria de Segurança e Trânsito, 10 Agentes Defesa Civil, totalizando mais 300 agentes de segurança presentes durante os festejos de Carnaval. Durante toda jornada carnavalesca zero roubo, zero furto e alguns desentendimentos com indícios de brigas frustradas com intervenção da polícia.

A responsabilidade do município com inteligência na prevenção a violência, controle e fiscalização dos espaços públicos, ações nos espaços públicos e promoção no direitos das pessoas. Vale ressaltar a presença colaborativa da Força Policial Federal, em apoio as margens das rodovias que margeiam a região, BR.116 e 493.

A prefeita da cidade, Marina Rocha, incorporou uma agenda com prioridade em Segurança, segundo a prefeita, um município que investe no crescimento do Turismo, não pode descuidar da Segurança, garantindo a seus moradores e turistas a certeza que estarão resguardados dos seus direitos fundamentais.

Mulher aqui também é Prioridade 

Vale destacar as ações proporcionadas durante todos os dias da festa em atenção as mulheres. O “Não é Não”, colou e o sucesso garantiu o bem estar do time feminino que brincou sem assédios e abusos.

Atentos a isso e comprometidos com o combate à violência de gênero, muitas vezes perpetrada na lógica do assédio sexual, é necessário ter em mente os limites daquilo que pode ser considerado uma paquera saudável e o que configura atos atentatórios à dignidade das mulheres. Nem tudo é permitido, nem tudo é brincadeira. As mulheres já são submetidas a diversas formas de assédio em seu quotidiano, mas no carnaval muitas dessas práticas são naturalizadas e justificadas como “cultura de carnaval”, quando, na verdade, fazem parte da “cultura do estupro”, tão comum em na sociedade brasileira, em Guapimirim, valeu o ‘NÃO’ valeu! 

Por fim, um nota da Secretaria de Segurança na pessoa do secretário Wallace Gulineli, parabenizou a todos os envolvidos na Operação Carnaval 2025, em especial  a todas as forças de Segurança (PMERJ, PCERJ, GCM e todos colaboradores), a PRF agradecendo o apoio de todos sem exceção, por trazerem segurança a todos os munícipes da região.

 

 

 

 

 

Além disso, verifique

DR. FABRÍCIO GASPAR ASSUME A VICE-PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO ESTADUAL DA OAB-RJ

Advogado, escritor, procurador municipal e pecuarista cantagalense, assume o cargo presidido pelo procurador do estado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *