Prais e Cachoeiras estão sob vigilância e fiscalização de órgãos responsáveis pelas ordem na cidade.
O prefeito de Magé, Rafael Tubarão (PPS), reuniu todas as secretarias de governo para colaborar na fiscalização das prais e cachoeiras da cidade.
A Operação Verão, tem como objetivo principal organizar a grande quantidade de turistas que chegam a cidade de todas as partes do estado do Rio. A fiscalização não objetiva impedir que as praias e os inúmeros pontos de estâncias turísticas sejam frequentados, todavia pretende zelar pela ordem pública na cidade.
Várias secretarias estão desde ontem, sexta-feira 14/01, espalhados nos principais pontos turísticos da cidade, organizando o trânsito, local de estacionamento, carros com equipamentos de som que incomodam moradores e descasos com o despejo de lixo produzido pelos visitantes, principais reclamações dos munícipes da cidade que o poder público através das fiscalizações tentam evitar. Prevenção de acidentes com banhistas nas orlas e cachoeiras estão no plano de ações da operação.
Segundo o prefeito Rafael Tubarão, “a cidade tem enorme prazer em receber os visitantes, que nessa época, chegam em números surpreendentes, todavia é preciso organizar a estadia de turistas e visitantes, contemplando a todos com segurança e preservando o sossego dos moradores, que sofrem com o grande volume de pessoas que procuram nosso município no verão.”
As secretarias de Transporte, Ordem Pública, Guarda Municipal, Defesa Civil e outras, estão mobilizadas e várias blitz’s nas entradas da cidade, bem como nos pontos de maior procura de visitantes, estão sob supervisão dos órgãos convocados pelo prefeito para recepcionar, organizar e orientar a população.
O atual secretário de Transportes, Amisterdan Santos Viana, acompanha a movimentação de veículos e coletivos que entram cidade e declarou em entrevista ao nosso veículo que organiza uma das principais reivindicações dos moradores, estacionamento impróprios que impedem moradores de sair de casa. “Ao longo das cachoeiras, onde as ruas são estreitas, não é possível estacionar veículos que impeçam o translado dos moradores. Muitos turistas estacional seus carros e até ônibus nas entradas de garagem, causando muitos transtornos.” Declarou o secretário.
O secretário de Defesa Civil, Miro Amorim, alerta os banhistas para as cabeças d’água nas cachoeiras, fenômeno comum nessa época do ano que trazem consequências desastrosas aos visitantes. Raios são outra preocupação, que estiver nas orlas da cidade, ao perceber mudança de tempo, deve se abrigar em local seguro.
Segundo assessoria do prefeito, a operação se estenderá por todo verão e há em andamento várias medidas no sentido de aperfeiçoar e controlar a frequência no município durante o período de maior procura de visitantes nessa época do ano em Magé.
Antonio Alexandre, Magé|Online.com