Polícia Militar intensifica policiamento ostensivo na região.
Nos últimos dias, têm surgido diversos relatos de pessoas que foram furtadas no Centro Histórico da cidade. O crescente número de ocorrências tem gerado preocupação entre moradores, comerciantes e frequentadores da região.
Uma moradora de Petrópolis, que preferiu não se identificar, relatou ao Diário que no dia oito deste mês, estava andando pela Rua Paulo Barbosa, quando percebeu a movimentação estranha de um homem que aparentava ter mais idade.
“Eu geralmente ando muito rápido, então teve uma hora que eu só ouvi uma respiração muito ofegante bem atrás de mim. De início até achei que fosse algum tipo de assédio. Quando virei para trás, não passou pela minha cabeça que pudesse estar sendo furtada, pois eu não imaginei que um homem já de idade pudesse fazer algo assim. Só depois, quando ele correu para o outro lado da rua que me toquei que meu celular já não estava mais na minha bolsa”, relatou a moradora.
Perguntada a respeito da segurança no Centro Histórico de Petrópolis a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Polícia Militar informa que “o combate aos roubos e furtos do patrimônio público e privado tem sido uma das principais metas de atuação do comando da Corporação, que acompanha os dados do Instituto de Segurança Pública, tendo como prioridade a redução dos índices criminais em todo o território fluminense”.
Forças de Segurança se reúnem
O 26ºBPM disse que vem intensificando o policiamento ostensivo na região, assim como as abordagens e revistas aos cidadãos em atitude suspeita.
Em uma publicação divulgada nesta segunda-feira (19), o 26º BPM afirmou que, nas últimas semanas, comerciantes e moradores das ruas Teresa e da Feira (Visconde de Souza Franco) têm sofrido com uma onda de furtos atribuídos a indivíduos em situação de dependência química. Diante da situação, uma reunião foi realizada na sede da Secretaria de Ordem Pública (SSOP), com a presença de representantes do município de Petrópolis, da Polícia Militar, comerciantes e líderes comunitários. Durante o encontro, foram discutidas estratégias para conter os delitos e proteger a população local.
“Como resultado da articulação entre a comunidade e as autoridades, o patrulhamento na área foi imediatamente reforçado pelo 26º Batalhão da Polícia Militar. Equipes da P2 (serviço reservado) também passaram a realizar monitoramento discreto e contínuo da região, identificando suspeitos e locais que se escondem após os furtos”, afirma a corporação.
Ainda segundo o 26º BPM, a ação resultou, no último sábado (17/05), na prisão de três homens diretamente envolvidos nos casos e identificados pelas vitimas. Juntos possuem 19 (dezenove) passagens criminais, por crimes como roubo, furto, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.
“Eles já eram conhecidos pelas autoridades por passagens anteriores e, segundo as investigações, atuavam em grupo, aproveitando momentos de menor vigilância para cometer os delitos. A intensificação das ações visa não apenas coibir os crimes, mas também oferecer uma resposta imediata às demandas da população, demonstrando o compromisso das forças de segurança com a ordem e a tranquilidade no entorno da Rua Teresa e da Feira. As investigações seguem na 105º DP. A rápida atuação da polícia reforça a importância de manter o diálogo com as autoridades e sociedade civil, contribuindo com denúncias e informações que possam auxiliar no combate à criminalidade”, reforça a nota da PM.