O que pode dar um pequeno alívio no calor intenso dos últimos dias é o aumento da nebulosidade e a chuva.
Os meteorologistas da Climatempo já alertavam desde domingo para um aumento nas condições de chuva e no risco de temporais em todo o estado do Rio de Janeiro esta semana.
O tempo muito quente e a umidade presente na atmosfera favorecem a formação de nuvens carregadas. O potencial para temporais aumenta ainda mais nesta quarta-feira (11) com a aproximação de uma frente fria. Especialmente a parte centro-sul do estado, incluindo o Grande Rio, fica mais instável com alta chance de temporais. No norte fluminense também há previsão de pancadas de chuva, mas que devem ocorrer de forma localizada.
Alerta de muita chuva no RJ até sexta-feira
Além da frente fria, um novo sistema de baixa pressão atmosférica vai se formar ao largo da costa fluminense na quinta-feira (12). O alerta é para grandes instabilidades que vão formar nuvens pesadas e provocar chuvas intensas e volumosas sobre o estado do Rio de Janeiro.
Até o final da semana, diversas localidades poderão acumular mais de 100 mm. O mapa de chuva que estima volumes de até 200 mm para a região serrana do Rio do Janeiro. Problemas como deslizamentos de terra, transbordamento de córregos e rios, e alagamentos poderão voltar a acontecer. A população deve ficar atenta aos avisos e orientações da Defesa Civil de cada município.
Calor vai continuar
Essa frente fria é fraca e não traz ar polar para o Rio de Janeiro. O que pode dar um pequeno alívio no calor intenso dos últimos dias é o aumento da nebulosidade e a chuva, que será mais constante. A sensação de abafamento deve permanecer para a maior parte da população.