Ínicio / Destaque / Foragido a um mês Cesare Battisti é preso na Bolívia

Foragido a um mês Cesare Battisti é preso na Bolívia

Italiano era considerado foragido desde 14 de dezembro.

Cesare Battisti foi preso na noite de sábado (12) em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.  A informação foi confirmada pela Polícia Federal do Brasil. Não foram dados detalhes sobre a prisão, nem sobre os próximos passos da extradição do italiano.

PUBLICIDADE

Battisti era considerado foragido desde o último dia 14 de dezembro, quando o então presidente Michel Temer assinou o decreto de extradição do italiano.

O italiano teve a prisão determinada pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF) em 13 de dezembro.

Cesare Battisti foi condenado à prisão perpétua em 1993 sob a acusação de ter cometido quatro assassinatos na Itália nos anos 1970.

Fuga da Itália e prisão no Rio

Fugitivo da Itália, viveu na França e chegou ao Brasil em 2004. Ele foi preso no Rio de Janeiro em março de 2007 e, dois anos depois, o então ministro da Justiça, Tarso Genro, concedeu refúgio.

Em 2007, a Itália pediu a extradição dele e, no fim de 2009, o STF julgou o pedido procedente, mas deixou a palavra final ao presidente da República. Na época, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou a extradição.

No passado, o governo italiano pediu ao presidente Michel Temer que o Brasil revisasse a decisão sobre Battisti, e no mês passado a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo que desse prioridade ao julgamento que poderia resultar na extradição.

Battisti nega envolvimento com os homicídios e se diz vítima de perseguição política.

Jair Bolsonaro afirmava em campanha eleitoral que iria extraditar o ex-ativista de esquerda italiano Cesare Battisti, condenado por quatro homicídios em seu país.

Mostraremos ao mundo nosso total repúdio e empenho no combate ao terrorismo. O Brasil merece respeito!”, acrescentou, depois de agradecer a uma saudação do ministro do Interior e vice-primeiro-ministro de extrema esquerda da Itália, Matteo Salvini.

O ex-ativista italiano foi condenado em 1993 pela justiça de seu país à prisão perpétua por quatro assassinatos e cumplicidade em outras mortes nos anos 1970. Ele sempre alegou inocência. Passou cerca de 30 anos fugitivo entre o México e a França, onde virou escritor de romances policiais. antes de fugir para o Brasil.

Repercussão no noticiário Italiano: 

Cesare Battisti è stato catturato in Bolivia nella notte. E il deputato federale e figlio del presidente brasiliano Jair Bolsonaro ha voluto subito mandare un messaggio al ministro dell’Interno: «Matteo Salvini, il “piccolo regalo” sta arrivando», ha scritto Eduardo Bolsonaro su Twitter.

«La pacchia è finita» ha reagito Matteo Salvini in un lungo post su Facebook dove definisce Cesare Battisti «un delinquente che non merita una comoda vita in spiaggia, ma di finire i suoi giorni in galera».


Magé|Online.com – Notícias 

Além disso, verifique

MORRE WASHINGTON OLIVETTO, PUBLICITÁRIO DO PRIMEIRO SUTIÃ

Um dos maiores nomes da área e criador de campanhas icônicas, publicitário faleceu na tarde ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *