Peruano desequilibra e leva seu primeiro título no clube rubro-negro.
Foi no sufoco, no fim da partida, mas o Flamengo voltou a conquistar o Campeonato Carioca, que não vinha desde 2014, ao vencer por 2 x 1 contra o Fluminense, neste domingo, no Maracanã. Essa foi a 34ª conquista estadual do clube.
O Fluminense iniciou a partida em cima do Flamengo, para reverter a vantagem do rival, que vencera o primeiro jogo por 1 x 0. Logo com três minutos da primeira etapa, a bola foi cruzada na área do Flamengo, Renato Chaves, vilão da primeira partida por falhar em gol do rival, desviou e a bola chegou na cabeça de Henrique Dourado, o Ceifador, artilheiro do Fluminense, que marcou seu 11° gol na temporada 2017.
O Fluminense até jogava melhor, mas novamente em uma falha individual, o Flamengo chegou a seu gol. Réver cabeceou, Diego Cavalieri bateu roupa e deixou a bola sobrar no pé do artilheiro Paolo Guerrero, que finalizou forte e empatou o jogo.
Nos acréscimos, o goleiro Diego Cavalieri acabou expulso por matar um contra-ataque com Rodinei. Com isso, o meia Orejuela foi para o gol e novamente em contra-ataque, Rodinei levou a bola até a área e bateu cruzado, virando o jogo para o campeão invicto.
Guerrero confirmou neste domingo o posto de jogador mais decisivo do Flamengo nesta temporada. O peruano, que tinha atuação apagada, conseguiu desencantar aos 40 minutos do segundo tempo e empatou um jogo que se encaminhava para os pênaltis contra o Fluminense. Rodinei ainda fez o 2 a 1 no fim e garantiu o título ao clube rubro-negro, que vencera a primeira partida por 1 a 0.
O gol, além de valer o primeiro troféu de Guerrero pelo Flamengo, deu ao peruano a artilharia isolada do Campeonato Carioca, com 10 gols. Na temporada, o peruano já soma 12 gols em 17 partidas.
O Fluminense não demorou a zerar a vantagem do Flamengo. Com apenas três minutos, Henrique Dourado aproveitou desvio de Léo na primeira travem após cobrança de escanteio, e completou de cabeça para fazer 1 a 0.
O jogo, depois, ficou nervoso. O Flamengo chegou a ter mais de 60% de posse de bola, mas não conseguia levar perigo efetivo ao Fluminense. Isso até Guerrero aparecer, aos 40 da segunda etapa, para aproveitar um rebote de Cavalieri e empatar o jogo.
A igualdade já dava o título ao Flamengo, e o Fluminense partiu para o desespero. Aos 49, Rodinei aproveitou contra-ataque e tocou na saída de Orejuela, que havia vestido as luvas de goleiro após Cavalieri ser expulso por falta no próprio Rodinei. Foi para não deixar dúvidas sobre o título rubro-negro.
Flamengo: Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Renê; Márcio Araújo; Berrío (Gabriel), Willian Arão, Trauco (Rodinei) e Everton (Juan); Guerrero
Fluminense: Diego Cavalieri, Lucas, Renato Chaves, Henrique e Léo; Orejuela, Wendel (Marcos Jr.) e Sornoza; Wellington Silva (Maranhão), Richarlison (Pedro) e Henrique Dourado.
Gols: 1T: Henrique Dourado aos 3m. 2T: Guerrero aos 39m e Rodinei aos 49m.
Juiz: Wagner do Nascimento Magalhães
Cartões amarelos: W. Silva, Pará, Henrique Dourado, Lucas, Léo, Marcio Araújo.
Cartão vermelho: Diego Cavalieri
Público pagante: 58.399
Renda: R$ 3.242.130,00
Local: Maracanã.
Números do Flamengo, campeão carioca.
O Flamengo conquistou seu 34° título carioca. O clube é o maior campeão do estado. Veja os números da campanha em 2017:
Jogos: 17
Vitórias: 12
Empates: 5
Derrotas: 0
Gols pró: 39
Gols contra: 12
Artilheiro: Guerrero, 10 gols
Jogador com mais partidas: Mancuello, Alex Muralha e Willian Arão com 14 jogos