FILHOTE DE ONÇA-PARDA FICA PRESO EM GALINHEIRO E COME 28 GALINHAS EM NOVA FRIBURGO

Animal foi resgatado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em uma propriedade rural da cidade.

Um filhote de onça-parda foi resgatado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea)  após ficar preso dentro de um galinheiro e comer 28 galinhas em uma propriedade rural no Parque Estadual dos Três Picos (PETP), em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

O animal, de aproximadamente dez meses, estava acuado e agitado. Ele entrou no galinheiro com a mãe, mas ela conseguiu escapar. O filhote permaneceu no local até a chegada da equipe de resgate.

De acordo com o Inea, os proprietários da fazenda ajudaram no resgate, permitindo que a estrutura do galinheiro fosse aberta e o filhote conseguisse retornar à mata. Especialistas explicam que situações como essa são comuns em áreas próximas a parques ecológicos, onde felinos de grande porte buscam alimento.

Convivência com animais silvestres

A onça-parda, também chamada de suçuarana, é o segundo maior felino das Américas e desempenha um papel essencial no equilíbrio ambiental. No entanto, a espécie enfrenta ameaças devido à expansão urbana sobre seu habitat natural.

O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, reforçou a importância da preservação e do respeito à fauna silvestre.

“Esses animais estão em seu ambiente natural. Caso uma onça-parda seja avistada em área urbana, o recomendado é acionar o órgão ambiental responsável para o manejo correto”, explicou.

O Parque Estadual dos Três Picos segue monitorando a fauna local e realizando ações educativas para conscientizar a população sobre a importância da conservação e da coexistência harmoniosa com os animais silvestres.

Além disso, verifique

TERESÓPOLIS LIDERA QUALIDADE DE VIDA NA REGIÃO SERRANA SEGUNDO ÍNDICE NACIONAL

Município conquista 5ª colocação no Estado do Rio no IPS Brasil 2025, enquanto Guapimirim amarga …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *