Antagonismo climático massacra populações Brasil a fora.
Duas notícias revelaram está semana as faces antagônicas do clima no Brasil. Enquanto no Sul agricultores sofrem com excesso de chuvas, no Nordeste a seca assola a população e causa sofrimento para sobrevivência de muitos trabalhadores do campo.
Excesso de chuva causa prejuízos para produtores de SC e do RS. Chuva e granizo afetaram muitas lavouras do Sul do país. Foram registrados estragos em plantações de trigo, arroz e frutas.
A chuva em excesso, com ventos fortes e granizo, afetou muitas lavouras do Sul do país. As condições climáticas provocaram estragos em propriedades com cultivo de trigo, arroz e frutas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
A lavoura de arroz do agricultor Gilberto Rabuski parece um rio. Apenas dois dos 32 hectares plantados em Rio Pardo, na região central do Rio Grande do Sul, ficaram fora da enchente. “Eu não sei até que ponto vai ser esse estrago. Mas, eu acho que vai ser quase 100%”, avalia.
O excesso de chuva preocupa também agricultores que fazem a colheita do trigo no estado.
Estiagem coloca vários municípios em situação de emergência em PE
Reservatórios estão quase sem água por causa da seca. Falta de chuva prejudica 1,5 milhão de pessoas no estado.
A seca é um problema no Nordeste. Com pouca chuva no sertão de Pernambuco, muitos reservatórios quase secaram e 125 municípios estão em estado de emergência.
Sem chuva, a situação dos açudes e das barragens também é preocupante. O açude de Vira Beiju, um dos maiores da região, está com apenas 3% da capacidade total, de 11,8 milhões de metros cúbicos de água. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima – Apac, esse não é o único reservatório do estado nessa situação. Dos 87 reservatórios de Pernambuco, 47 já entraram em colapso. E 31 ficam no sertão.
Passamos da hora de repensar o comportamento humano quanto ao trato com a natureza. Ou mudamos , ou continuaremos assistindo o sofrimento de nossa gente.

Antonio Alexandre, Magé|Online.com
Rede TV Mais A Notícia da sua cidade!


