HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, sendo um dos tipos de infecção mais comuns no mundo.
Na Inglaterra, um estudo publicado pelo jornal ‘British Medical’ revelou que a vacinação contra o HPV reduz em até 84% a incidência de câncer de colo do útero e em 94% as lesões pré-malignas em mulheres que foram vacinadas na adolescência. O HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, sendo um dos tipos de infecção mais comuns no mundo.
O médico infectologista, doutor Alberto Chebabo, reforça a importância da imunização como principal estratégia para erradicar a doença: “A vacinação para o HPV, ela consegue reduzir a chance daquela mulher se infectar pelo HPV, a partir daí, a evolução para um câncer de colo de útero. Lembrando que a vacina no público, ela protege contra quatro sorotipos. No privado protege contra nove sorotipos do HPV, reduzindo a chance de infecção e de evolução para câncer de colo de útero”.
O HPV é responsável por cerca de 95% dos casos de câncer de colo do útero, um dos tipos mais comuns em mulheres. O imunizante contra o HPV é disponibilizado de graça nas clínicas da família e centros municipais de saúde para meninos e meninas com idades entre 9 e 19 anos.