Ínicio / Destaque / Estudantes de Magé participam de homenagem ao Rei de Ifé da Nigéria

Estudantes de Magé participam de homenagem ao Rei de Ifé da Nigéria

Encontro com a Realeza.

A noite de entrega da premiação do concurso de poesia realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação: “Ifé: berço da civilização”, para alunos da rede municipal, na entrega de premiação a Sua Majestade Imperial por sua liderança e o anúncio da lei em tramitação para irmanação das cidades de Rio e Ifé, com objetivo de ampliar as relações entre as cidades. Foi uma noite de gala, aproximação, aprendizado que marcou o reencontro entre estes dois irmãos distanciados: Brasil e Nigéria.

Em visita inédita ao Brasil, o rei e sua comitiva de 120 pessoas passaram pela cidade onde Sua Majestade discursou à sociedade carioca no Teatro Municipal do Rio Janeiro, no dia 11 de junho.

 A cerimônia que contou a história de como a cultura negra, do tradicional ao contemporâneo, foi e ainda é portal de liberdade, de expressão, de conhecimento, de vivência para a população afro descendente ao longo dos séculos. Numa mostra com diversos grupos culturais e artistas negros do Rio de Janeiro.

Estudantes de Magé participaram do evento. 

Três alunas da Escola Municipal Gandur Assed, foram convidadas para a Noite Afro Gala, realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com a presença do rei Ooni, da cidade de Ifé na Nigéria. Nadine Dorothy Nogueira, Júlia do Nascimento e Maria Alice Schayder, participaram do Concurso de Poesia nas Escolas, realizado pelo Rioeduca, com o tema: ‘A Cidade de Ifé como berço da civilização’, e foram convidadas a para o evento com o monarca.

A aluna Nadine Dorothy Nogueira foi o destaque mageense no evento, tendo a oportunidade de recitar sua poesia ‘Ifé, do berço para o mundo’. O rei veio ao Brasil para promover a reaproximação dos afrodescendentes brasileiros com a cultura de seu país e foi homenageado também na Alerj – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira.

A dirigente de turma, professora Cecília da Paixão, desenvolveu o projeto do concurso na escola e acompanhou as alunas no evento. “Nessa troca de informações, passei que o Ooni de Ifé é a grande representação de religiosidade vinda da África por aqueles que vieram escravizados”.


Magé/Online.com – Notícias  – Imagens: Marcelo Dias 

 

Além disso, verifique

MORRE WASHINGTON OLIVETTO, PUBLICITÁRIO DO PRIMEIRO SUTIÃ

Um dos maiores nomes da área e criador de campanhas icônicas, publicitário faleceu na tarde ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *