Ínicio / Destaque / Estado reativa 117 radares em estradas do Rio

Estado reativa 117 radares em estradas do Rio

Os equipamentos vão funcionar apenas entre 6h e 22h.

O estado do Rio reativou, nos últimos dois meses, 117 radares em estradas. Destes, 30 entraram em funcionamento a meia-noite desta sexta-feira. Eles estão na RJ-104, (seis equipamentos entre Niterói e São Gonçalo), na RJ-106 (vinte radares, nos trechos entre São Gonçalo e Saquarema), na RJ-116 (uma lombada eletrônica no Km 9,5, em Itaboraí) e na RJ-118 (três lombadas eletrônicas de Ponta Negra a Jaconé).

O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) informou que todos os equipamentos foram instalados em pontos onde já existia fiscalização. “Nem todos os radares antigos, que estão sendo substituídos, estavam funcionando. Alguns estavam sem contrato e foram firmados no ano passado, em meados de setembro ou outubro, e estão sendo apenas reativados agora”, informou a pasta.

A fundação alega ainda que os equipamentos possuem a nova Tecnologia OCR que podem colaborar com a segurança pública por possuírem reconhecimento óptico de caracteres, que captura as imagens das placas dos automóveis. Elas poderão ser usadas pelas polícias (por meio de convênios com o BPRV e com a PRF) utilizando o banco de dados do novo sistema e identificando a passagem de um veículo pela rodovia.

Será uma grande união de esforços para que tenhamos vias mais seguras afirmou o presidente do DER, Uruan Cintra de Andrade.

Os equipamentos vão funcionar apenas entre 6h e 22h. Dos 117 equipamentos, 114 são para coibir excesso de velocidade, que variam de 50 e 80 km/h.

Desde abril, estão em funcionamento 44 aparelhos mais modernos nas RJs 116, 122, 130, 174, 182 e 186. No início de maio, no segundo lote, foram ativados 43 equipamentos nas RJs 102, 106, 124 A1, 138 e 140. Os dois lotes também foram reinstalados nos mesmos lugares onde os antigos ficavam.

O DER afirma que “todos os radares são instalados após um estudo técnico, levando em consideração fatores como alto índice de acidentes, proximidades de hospitais, escolas ou lugares com alta densidade demográfica, entre outros fatores”. A medida divide os motoristas.

Do jeito que eles estão colocando, com placa e aviso da velocidade, eu sou a favor. Já trabalhei com direção defensiva e acho que essas medidas são importante afirma Ailton Vivas, taxista de Niterói de 70 anos.

Por outro lado, no entanto, há quem reclame da velocidade estipulada. Edilson Ferreira, de 40 anos, diz que alguns poderiam ser mais equilibrados.

Acho que 60 km/h é pouco para a RJ 104 opina Edilson.

Fonte: Jornal Extra

Além disso, verifique

ENEL PODE TER CONCESSÃO SUSPENSA NO BRASIL

Alexandre Silveira acusa Aneel de inação e diz que não há “qualquer indicativo” de renovação ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *